Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:10:52
informe o texto

Notícias / Política

28/11/2020 às 14:40

Ibope já errou em empate às vésperas da eleição em 2012

Na época, Mendes que estava filiado ao PSB acabou eleito com 169.688 votos, contra 140.798 de Lúdio, uma diferença 9%, percentual bem acima da margem de erro apontado pelo instituto de 4%

Alline Marques

Ibope já errou em empate às vésperas da eleição em 2012

Foto: Divulgação

O empate na pesquisa do Ibope não é algo inédito às vésperas da eleição não é uma novidade. Este mesmo placar de intenções de votos ocorreu em 2012 quando Mauro Mendes disputou a prefeitura com Lúdio Cabral (PT), porém, o petista acabou derrotado com uma diferença de quase 30 mil votos.

Na época, Mendes que estava filiado ao PSB acabou eleito com 169.688 votos, contra 140.798 de Lúdio, uma diferença 9%, percentual bem acima da margem de erro apontado pelo instituto de 4%. É preciso levar em consideração que pesquisa trata-se de um recorte da realidade, além disso, o levantamento realizado pelo Ibope foi feito com 602 entrevistados, uma quantidade pequena em relação ao número de eleitores de Cuiabá, que atualmente tem 378 mil pessoas aptas a votar neste segundo turno.

Outra coincidência é que a pesquisa oito anos atrás também havia apontado crescimento do segundo colocado, na época Lúdio, na reta final da campanha. Inclusive, ambos tinham 50% da intenção de votos, quando analisado apenas os votos válidos, exatamente como ocorreu neste ano. O assunto acabou sendo
relembrado, inclusive, pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que postou nas redes sociais.

A diferença neste ano é que a pesquisa foi divulgada na sexta, em 2012, os números saíram em pleno sábado à noite, poucas horas antes de os eleitores irem às urnas.  

A eleição de 2012 também foi bastante acirrada. De um lado, Mendes que ainda não tinha experiência na vida pública e vinha de duas derrotas nas eleições de 2008, quando perdeu para Wilson Santos a briga pela Prefeitura de Cuiabá e em 2010, derrotado na disputa ao governo contra Silval Barbosa.

Por outro lado, Lúdio havia feito um mandato de vereador que o promoveu para a disputa e, apesar, de inicialmente não ser considerado um adversário forte, acabou surpreendendo chegando ao segundo turno. Porém, acabou perdendo diante de alguns apoios pesados para carregar como de Eder Moraes, Silval Barbosa e Carlos Bezerra.

Bezerra inclusive é o chefe do MDB, partido de Emanuel. Silval, por outro lado, virou delator de Emanuel entregando até mesmo um vídeo em o prefeito aparece colocando dinheiro no paletó e garante que se tratava de propina paga a deputados para garantir aprovações de projetos. Já Eder sumiu da cena política, mas está apoiando Emanuel e inclusive saiu disparando em grupos de whats dando "tchau Abílio" logo após a pesquisa do Ibope ter saído, mostrando empate. 

Enquanto Abílio conta com o apoio justamente de Mauro Mendes, que saiu vitorioso em 2012.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Virginia Mendes (@virginiamendes1)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Bruno Nelseu Peters 29/11/2020 às 00:00

    Nojo desses políticos de quinta categoria e mais nojo ainda dos eleitores que se deixam manipular por esses políticos ESCROTOS

 
Sitevip Internet