Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:45:29
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/12/2020 às 13:00

MPF pediu prisão e sequestro de bens de deputados investigados

O desembargador federal Olindo Menezes, contudo, autorizou apenas a busca e apreensão.

Kamila Arruda

MPF pediu prisão e sequestro de bens de deputados investigados

Foto: Assessoria MPF

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão preventiva e o sequestro de bens dos investigados no âmbito da Operação Chapéu de Palha, deflagrada na manhã desta quarta-feira (09). O desembargador federal Olindo Menezes, contudo, autorizou apenas a busca e apreensão.

Os pedidos negados foram feitos com base em ações delitivas consistentes na atuação de uma suposta organização criminosa formada para práticas de fraudes em licitação, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro em diversos municípios de Mato Grosso.

No total, foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em 10 municípios do Estado e ainda no estado de São Paulo. Trata-se de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Alta Floresta e Votuporanga/SP. 

A operação é oriunda de um inquérito policial instaurado no ano de 2017 a partir de um relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividade Financeira (COAF), que suspeitou das movimentações da Construtora Pirâmide, de propriedade de Paulo Rocha dos Santos.

Conforme as investigações, as fraudes começaram em 2013 a partir da empresa Pirâmide em conluio com as empresas Ivaldo Rocha de Freitas e Cia Ltda., e Up Projetos e Construções Ltda. A organização criminosa foi instalada com o intuito de fraudar licitações em municípios do sul do estado.

"As empresas se revezam para vencer as licitações e distribuírem vantagens indevidas para agentes e servidores públicos. As vantagens indevidas são distribuídas para todos os níveis de servidores públicos. Desde o que detém poder decisório acerca do destino da verba pública aplicada, passando pelo responsável pela condução do processo licitatório até o fiscal da obra executada", consta em trecho da denúncia. 

As suspeitas são de que o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD) e seu irmão, Humberto Bortolini, prefeito de Itiquira, estariam por trás das "ações ilícitas" cometidas pela Construtora Pirâmide.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet