Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
20:42:03
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/12/2020 às 13:30

Judiciário de MT realiza V Encontro de Sustentabilidade nesta quinta-feira

A primeira palestra será proferida pela conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes, presidente da Comissão de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030

Leiagora

Judiciário de MT realiza V Encontro de Sustentabilidade nesta quinta-feira

Foto: Imagem Ilustrativa

Nesta quinta-feira (10 de dezembro), o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Socioambiental, realiza o “V Encontro de Sustentabilidade”. Pela primeira vez o encontro será virtual, por meio da plataforma Webex, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Inscreva-se AQUI.
 
A primeira palestra será proferida pela conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes, presidente da Comissão de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, e terá como mediador o juiz auxiliar da Presidência do TJMT e coordenador dos Núcleos Socioambiental e de Inovação, Luiz Octávio Saboia Ribeiro.
 
A conselheira vai abordar os Desafios na Implantação da Agenda 2030 e os avanços em relação à Meta 9 no Poder Judiciário (ODS 16 e 17). A fala da conselheira do CNJ terá início às 9 horas, logo após a abertura do evento pelo presidente do PJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
 
 
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
 
Após a palestra de abertura será realizado um painel, às 9h30, com o tema ‘Impacto das Queimadas no Pantanal Mato-Grossense’, com mediação do juiz Rodrigo Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente e do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá.
 
Participarão do debate a professora da Unemat Carolina Joana da Silva, doutora em Ecologia, e pós-doc em Limnologia em Áreas Úmidas Tropicais, que falará sobre ‘Impacto das Queimadas no ecossistema’ (ODS 13 e 15); a jornalista e autora do livro ‘Rio Paraguai – das nascentes à foz’, Eunice Ramos, que tratará do tema ‘Repercussão das queimadas e bastidores das notícias’ (ODS 4, 13 e 17); e a bióloga voluntária do grupo “É o Bicho MT”, Helibera Rita Ramos Capistrano Aquino, que abordará ‘O trabalho voluntário em defesa dos animais – vivência em relação às queimadas no Pantanal’ (ODS 17).
 
Na sequência, às 10h30, será realizada a segunda palestra, pela conselheira do CNJ Ivana Farina Navarreti Pena, presidente da Comissão de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Ela discorrerá sobre o tema ‘Inovação e sustentabilidade – interdependência ou inter-relação – qual a importância para o Judiciário? (ODS 9, 10, 11 e 12)’.
  
O evento será encerrado com a entrega dos Selos de Reconhecimento (ODS 12 e 13) às comarcas que conseguiram reduzir despesas, segundo os requisitos da ferramenta Gestão Matricial de Despesas – GMD.
 
A solenidade de entrega contará com a participação do presidente do PJMT, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, da diretora-geral, dos juízes auxiliares e do coordenador de Planejamento do TJMT. 

 
Assessoria TJMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet