Cuiabá, domingo, 17/01/2021
06:11:51
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/01/2021 às 14:07

Posto de combustível tem que ressarcir consumidores por praticar preços abusivos

Estabelecimento teria praticado margem bruta de lucro na média de 25,59% com relação à gasolina comum e de 35,80% no álcool

Leiagora

Posto de combustível tem que ressarcir consumidores por praticar preços abusivos

Foto: Reprodução

A Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou recurso interposto pela empresa Auto Posto Floresta Ltda, mantendo a decisão de primeiro grau que a condenou pela prática de preços abusivos.

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público do Estado (MPMT) com objetivo de interromper a prática de infrações à ordem econômica e lesão ao direito do consumidor, configurada na margem de lucro excessiva na venda de combustíveis.

Leia também - TJ mantém condenação de construtora por atrasar entrega de imóvel em 2 anos

A empresa requerida foi condenada a limitar a margem de lucro bruta no patamar de 20% na comercialização de gasolina comum e álcool etílico hidratado, a indenizar o dano extrapatrimonial coletivo causado aos consumidores difusamente considerados, e a ressarcir os consumidores do valor que ultrapassar a margem de 20% cobrado entre janeiro e julho de 2005.

Conforme a ação, o estabelecimento teria praticado margem bruta de lucro na média de 25,59% com relação à gasolina comum e de 35,80% no álcool comercializado, havendo assim a prática de preço abusivo no fornecimento dos produtos aos consumidores.

O desembargador relator Gilberto Lopes Bussiki considerou “evidente a elevação dos preços de forma abusiva” e “adequado” o valor da condenação a título de danos materiais coletivamente.

 
Com informações do MPMT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet