Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:00:56
informe o texto

Notícias / Política

06/02/2021 às 16:14

Polêmica do 'sumiço' de doses da vacina coloca Gilberto e Ulysses em rota de colisão

Os dois estiveram no Leiagora e trocaram acusações com diretos a declarações como 'anencéfalo', 'exibicionista' e 'pirotecnia'

Eduarda Fernandes

Polêmica do 'sumiço' de doses da vacina coloca Gilberto e Ulysses em rota de colisão

Foto: Eduarda Fernandes / Leiagora

Uma nova página do embate entre o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL) e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi escrita nessa semana. Ambos participaram de entrevistas no estúdio do grupo Leiagora e o clima está longe de ser de paz entre eles. A troca de farpas seguiu a todo vapor e nem mesmo o clima descontraído da apresentadora Almerinda, no programa "Na Txintxa com Almê", fez com que ambos abaixassem a guarda. 

Para Gilberto, o parlamentar tem certo apreço pelo exibicionismo e tenta ganhar destaque no cenário político mediante acusações infundadas. “Parece que é característica do menino. Ele fez assim com o respirador, faz esse show pirotécnico todo e sequer tem capacidade de fazer um telefonema ou ir na secretaria buscar informação. O que eu posso fazer? Ele é deputado, tem imunidade, pode falar o que quiser. A população sabe discernir quem está fazendo show e quem efetivamente está trabalhando”, alfinetou.

Leia também - Mauro acusa Ulysses de mentir descaradamente e cobra posicionamento da AL

O secretário acredita que Ulysses entendeu errado as publicações da secretaria ou não as leu. Ironiza ao garantir que as doses não estão num frigobar em sua sala, tampouco na sala do governador Mauro Mendes (DEM). “É lógico, acho que qualquer criança da educação infantil conseguiria ter uma percepção diferente dessa. Eu vou conseguir fazer desaparecer 30 mil doses de vacina?”, questiona o secretário ao taxar de infantilidade a acusação de corrupção feita por Ulysses. 

O deputado estadual, por sua vez, insiste que ou há corrupção com as doses da vacina ou, no mínimo, falta de transparência por parte do Governo do Estado e da SES. “Nos documentos há um déficit de vacinas. O governo federal enviou 126.160 doses. Como é que aqui, numa resolução oficial, eles vêm e trazem essa palavra: aproximadamente? Ou seja, tem 160 doses aqui que já sumiram”, inicia.

Na sequência, Ulysses reitera que há um déficit de 34.398 doses e diz estar aguardando uma resposta do governador. “E o que causa mais estranheza depois é numa resolução publicada na sequência, que não trata do remanescente de 34 mil, traz um remanescente só de 4 mil. Ou seja, cadê as mais de 30 mil vacinas? O que a gente quer saber é se o Governo do Estado falhou ou foi corrupto”, declara.

Assim como o secretário, Ulysses debocha dizendo que Gilberto deve não saber “fazer matemática básica” e o desafia a participar de uma audiência para explicar os números.

Com relação aos números, o secretário explica de maneira genérica o cálculo das doses para justificar a questão das doses que não estariam sendo localizadas. De acordo com ele, os municípios receberam apenas a primeira dose, e as demais ficaram armazenadas no centro de distribuição estadual, isto porque boa parte das prefeituras não possuem estruturas adequadas para armazenar as vacinas. Por isso, estaria tendo uma falha na conta feita pelo parlamentar. 

Governador se irrita

  Na terça (2), em coletiva de imprensa, Mauro Mendes ficou visivelmente alterado quando questionado sobre o assunto. Isso porque na manhã daquele dia, Ulysses havia sugerido que Gilberto deveria ser preso pelo “desaparecimento” das vacinas.

Ulysses diz ter assistido ao vídeo e fala que o problema do governador é que “ele parece um papagaio”. “Ele fala, fala, fala e não mostra nada. Faltam documentos. E uma vez que ele instiga a Assembleia a punir um deputado que está fiscalizando o Executivo, é instigar a Assembleia a perder o seu trabalho. Quais as atribuições de um deputado? É justamente fiscalizar o Executivo”, ressalta.

Assista o na Txinta com Almê


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet