Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:58:42
informe o texto

Notícias / Geral

20/03/2021 às 07:59

Entenda porque taxa de ocupação de UTIs em MT não chega a 100% mesmo com fila de espera

Mato Grosso tem mais de 130 pessoas na fila de espera por um leito de UTI, mas governo aponta 'leitos disponíveis'

Camilla Zeni

Entenda porque taxa de ocupação de UTIs em MT não chega a 100% mesmo com fila de espera

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Mato Grosso vive neste mês de março seu pior momento da pandemia da covid-19 desde o descobrimento do primeiro caso de moradores infectados, em 2020. Mesmo tendo ampliado sua rede hospitalar, com a abertura de mais de 300 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o estado viu o colapso no sistema de saúde chegar. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, ao fim da tarde de sexta-feira (19) haviam 136 pessoas na fila de espera por um leito de UTI. No entanto, o boletim informativo sobre o cenário da pandemia no estado apontou para uma taxa de ocupação de 94,7%, com a existência de "34 leitos disponíveis". 

Mas, então, por que há tanta gente na fila de transferência? A divergência nos números chamou a atenção de um promotor de Justiça de Mato Grosso, que, em uma ação movida na Justiça, chegou a questionar a veracidade da informação repassada pelo Estado. Então, o Leiagora foi atrás da resposta. 

Leia também - Mato Grosso registra 1.837 novos casos e 55 óbitos por covid-19

Segundo a secretária-adjunta de Regulação, Controle e Avaliação, Fabiana Bardi, a taxa de ocupação não chega a 100% porque os maiores hospitais do estado precisam manter leitos de UTI bloqueados para pacientes de enfermaria. Conforme a secretária, esses leitos são chamados de “leitos de retaguarda” e são característicos de hospitais com alto número de enfermarias. 

“Um hospital com 70 leitos de enfermaria, é natural, e ele deve ter reservado um quantitativo para a retaguarda desses pacientes que estão nos leitos de enfermaria, pois a covid-19 tem uma característica de piora no quadro clínico muito rápida. Então, todos os hospitais que sejam referência naturalmente fazem a reserva de retaguarda”, explicou à reportagem. 

A secretária informou que, havendo a necessidade de transferir um paciente de enfermaria para a UTI, a mudança deve ser feita de forma imediata. “É exatamente para isso que servem os leitos de retaguarda”, destacou.

Fabiana ainda comentou que a regulação dos pacientes que dependem de UTI leva em consideração a gravidade da doença e a localização geográfica. O primeiro lugar onde os médicos procuram vagas é dentro da própria unidade hospitalar. Não sendo possível, devem buscar um leito no hospital mais próximo da região. 

“Não tendo a vaga, aí ele é inserido na Central de Regulação de Urgência e Emergência, para que esse paciente possa ser transferido inclusive de região para região dentro do estado ou até mesmo fora”, complementou a secretária. 

Segundo apurou a reportagem, os dados que constam nos boletins da SES também levam em consideração as informações disponíveis na hora em que os números são colhidos. Dessa forma, também há a possibilidade de que algumas das vagas de UTI sejam ocupadas após a divulgação da atualização da pandemia no estado. 

Covid-19

Nessa semana, Mato Grosso bateu recorde de diagnósticos positivos em um período de 24 horas. Os dados foram divulgados no fim da tarde de quinta-feira (18) e foram colhidos desde o início da tarde do dia 17. Nesse intervalo de tempo, mais de 3,4 mil pessoas testaram positivo para a covid-19 e 67 mortes foram registradas. O maior número de mortes foi contabilizado no dia 15 de março, quando se registrou 86 mortes em 24 horas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet