Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:30:54
informe o texto

Notícias / Política

25/03/2021 às 16:03

Vereadora cobra descentralização e drive-thru para vacinação em Cuiabá

Acrimat já autorizou utilização do local para vacinação

Leiagora

Vereadora cobra descentralização e drive-thru para vacinação em Cuiabá

Foto: Reprodução / Leopoldo Silva / Agência Senado

A vereadora Michelly Alencar (DEM) solicitou que a Prefeitura de Cuiabá faça a descentralização da vacinação contra a covid-19 e a abertura de um posto na modalidade drive-thru de forma imediata na Acrimat. Na sessão ordinária desta quinta-feira (25), a parlamentar voltou a cobrar organização e planejamento do Executivo com relação às ações de combate à pandemia.

Em articulação com a presidência do Sindicato Rural, a vereadora conseguiu a autorização para uso da Acrimat, que é de fácil acesso à população e tem espaço para formação de filas de carros.

Leia também - Testemunhas são ouvidas e PAD sobre ex-presidente do Indea caminha para conclusão

Dando exemplos de outras capitais, Michelly comparou o processo de vacinação de Cuiabá com Campo Grande. Enquanto Cuiabá tem apenas um posto de vacinação no Centro de Eventos Pantanal, Campo Grande conta com 30 postos de vacinação nas unidades de saúde e mais um posto drive-thru.

“Dá para melhorar e dá para melhorar muito. Esse sistema atual está errado! Tem que descentralizar. Nos lugares em que há mais postos de vacinação, o processo está mais rápido. Em Cuiabá, a população está encontrando burocracia e desorganização. Nós estamos apontando os problemas e sugerindo soluções, queremos ajudar a melhorar o atendimento aos cuiabanos”, disse a vereadora.

Conforme a parlamentar, uma das justificativas da Secretaria de Saúde para a não instalação de postos de vacinação no carro é que os vacinados precisam ficar 15 minutos no local após a vacinação para caso aconteça alguma intercorrência.

No entanto, Michelly explicou que o protocolo do Ministério da Saúde preconiza que apenas pessoas com uma síndrome rara chamada Vasovagal precisam ficar em observação por 15 minutos após a administração da vacina. “Estão tornando regra uma coisa que é para ser exceção. Por que várias outras cidades do Brasil já adotaram esse sistema e nós não? Isso não pode ser desculpa”, cobrou a vereadora.

Ela também fez indicações para a abertura de postos de vacinação drive-thru por região, melhoria no site para o cadastro da vacina, já que a população tem encontrado muita dificuldade de acesso, e também a criação de um telefone 0800 para tirar dúvidas da população. 

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Adriana Pardal 26/03/2021 às 00:00

    Estava tudo organizado , até ter notícias e hakearem o site . Agora vai ficar tudo normal . Lá está bem organizado . Acho melhor ela ir verificar e tentar fazer algo melhor pela população na Pandemia

 
Sitevip Internet