Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
14:42:04
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2021 às 16:08

MT recebe 54,9 mil doses de vacina e atenderá idosos a partir de 65 anos

Apesar da remessa enviada atender o grupo 2 de vacinação, alguns municípios ainda estão mais atrasados na vacinação e cada prefeitura é responsável pela aplicação das doses

Alline Marques

MT recebe 54,9 mil doses de vacina e atenderá idosos a partir de 65 anos

Foto: Luiz Alves

Uma nova remessa com 54,9 mil doses de vacinas contra a covid está programada para chegar na manhã desta sexta-feira (26), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Para Mato Grosso, serão enviadas 42 mil doses da CoronaVac e 12,9 mil doses da vacina da AstraZeneca.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que a remessa contém doses para a imunização dos grupos da primeira e segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação. 

De acordo com o plano nacional de vacinação a primeira fase tem como prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas.

Já segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo risco maior da contaminação evoluir para uma morte. 

A expectativa é de que com a nova remessa de coronavac os municípios comecem a contemplar além de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 74 anos. Vale destacar que em algumas cidades a vacinação já avançou até 70 anos, como em Várzea Grande que inicia neste sábado a imunização deste público, e Tangará da Serra que já está aplicando doses nas pessoas entre 70 e 74 anos. 

Já outros estão atrasados, como o caso de Rondonópolis que inicou nesta quinta-feira (25) a vacinação de idosos com 78 anos. Em Cuiabá, por enquanto, somente poderão ser vacinados quem tem acima de 75 anos. 

Já as unidades da AstraZeneca que chegarão nesta remessa imunizarão povos quilombolas e idoso entre 65 e 69 anos. As faixas etárias anteriores a essas foram contempladas em remessas passadas.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades da CoronaVac poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose. Já a vacina da AstraZeneca deverá ser destinada exclusivamente à primeira dose do público-alvo.

Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bibartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 393.060 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Clovis Rezendes Matos 25/03/2021 às 00:00

    Só aqui tem esta matéria. Ninguém mais falou disso. Eu tenho 65 anos e não acho no sítio da Prefeitura lugar nenhum para me cadastrar. Isso é verdade ou e mentira?

 
Sitevip Internet