Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
15:50:17
informe o texto

Notícias / Geral

31/03/2021 às 09:00

VG cria novo ponto fixo de vacinação e pretende imunizar mais 3 mil pessoas em dois dias

O atendimento será para idosos acima de 70 anos e a vacinação é feita mediante agendamento

Alline Marques

VG cria novo ponto fixo de vacinação e pretende imunizar mais 3 mil pessoas em dois dias

Foto: Assessoria

Para evitar aglomeração e tumulto na vacinação, a Prefeitura de Várzea Grande abriu um novo ponto para a imunização da população contra a covid-19 localizado no Complexo Esportivo Fiotão, no centro da cidade, o que facilita também para quem depende do transporte coletivo. Isto porque o ginásio fica ao lado do terminal André Maggi. 

No local, funcionará apenas como ponto fixo, com atendimento das 8h às 16h, já nesta quarta-feira (31) para atendimento idosos acima de 70 anos que estejam com a inscrição confirmada por email ou SMS. A expectativa é vacinar 600 idosos neste primeiro projeto piloto que se funcionar será repetido outras vezes durante as próximas semanas.

Já na quinta-feira (1º) será realizada uma nova rodada de vacinação com ponto fixo e drive-thru na Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (Univag), com objetivo de atender ainda mais pessoas e ampliar a quantidade de vacinados. 

Até o momento, Várzea Grande imunizou cerca de 15 mil pessoas. De acordo com dados da Prefeitura, o município recebeu um total 26.276 doses de vacinas, equivalente a menos de 10% de sua população, que segundo o IBGE é de 287.526 mil, sendo que deste total 18.538 foram para a aplicação da 1ª dose, mas até o momento 12.256 foram aplicadas, ou seja, 66,1% das doses. Outras 7.738 foram destinadas para a 2ª dose, destas 3.454 aplicadas, o que representa 44,6% do total recebido. 

O município tem adotado ações como o chamado Dia D, que ocorre aos sábados, e permite atendimento de maior número de pessoas, além da modalidade drive-thru, que facilita principalmente para idosos com dificuldade de mobilidade. Só que no último fim de semana, o Centro Médico do Univag acabou superlotado, motivado também pelo fato de algumas famílias não respeitarem o horário agendado. No dia, mais de 3 mil pessoas foram vacinadas. 

A estimativa para quinta-feira é vacinar 2.400 idosos, também na faixa de 70 anos ou mais, para que posteriormente, se possa avançar para outras faixas de idades como 60 ou 65 anos.

“Quanto mais reduzimos a idade, a faixa etária a ser vacinada, maior se torna o número de pessoas a serem vacinadas e mais pessoal, mais estrutura e logística temos que colocar em prática, por isso estamos neste projeto piloto no Fiotão e queremos avançar ainda mais, para as Clínicas de Atenção Primária, as antigas Policlínicas do Parque do Lago, 24 de Dezembro, Marajoara e Jardim Glória, contemplando todas as regiões de Várzea Grande”, explicou o secretário de Saúde, Gonçalo Barros.

O secretário lembrou ainda que a imunização completa das pessoas já vacinadas, segundo os cientistas e médicos, acontece entre 20 até 35 dias após a segunda dose recebida, por isso a necessidade de reforçar o distanciamento social, o uso de máscara e álcool gel, bem como outras medidas de biossegurança.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet