Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:29:23
informe o texto

Notícias / Judiciário

01/04/2021 às 09:10

Ministério Público de Contas quer apuração sobre atraso na vacinação em MT

Órgão de controle observou que apenas 50% das vacinas recebidas foram aplicadas pelos municípios e quer saber por quê

Leiagora

Ministério Público de Contas quer apuração sobre atraso na vacinação em MT

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alenca

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC), Alisson Alencar, pediu apuração e a avaliação dos motivos para o atraso na aplicação de vacinas contra a covid-19 em Mato Grosso. Segundo o painel "Distribuição de Vacinas contra a Covid-19", apenas 50% das doses enviadas foram aplicadas.

Em documento protocolado para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Guilherme Maluf, nessa quarta-feira (31), o procurador aponta uma incompatibilidade entre as doses distribuídas e as aplicadas pelos municípios mato-grossenses. 

Ele destaca que Mato Grosso possui o 7º menor índice de aplicação de doses, e que, das 447 mil unidades distribuídas ao estado, apenas 224 mil foram aplicadas até 29 de março, segundo o painel "Distribuição de Vacinas contra a Covid-19", do Ministério da Saúde. Em Cuiabá, por exemplo, apenas 40% das doses recebidas foram aplicadas.

O MPC propõe, então, a descentralização dos locais de aplicação da vacina, e aumento no número de postos de atendimento para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações, bem como a avaliação da implantação de sistema de ‘drive-thru’ em vários pontos dos municípios. Outra proposta é a realização de mutirões aos finais de semana. "Cada segundo é essencial. A vida não pode esperar”, reforçou Alisson Alencar.

O Ministério Público de Contas ainda solicita aos gestores que avaliem a possibilidade de realização de convênios com a iniciativa privada para otimizar o processo de vacinação nos municípios.
 
Logística

No documento, o MPC pede, ainda, um levantamento sobre os meios de transporte utilizados e o tempo médio necessário para fazer a logística das vacinas após a disponibilização para o estado. De acordo com o plano estadual de operacionalização, o tempo entre o recebimento da vacina, a distribuição e retirada pelos municípios nas redes regionais pode chegar a 8 dias. 

Além de verificar se esse tempo está sendo suficiente, o MPC quer uma a avaliação da possibilidade de melhoria, considerando que no estado de Mato Grosso do Sul, por exemplo, a remessa de distribuição de vacina aos municípios tem durado apenas 12 horas.

O documento vai ser analisado pelo conselheiro Guilherme Maluf. Confira a íntegra do requerimento aqui.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet