Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:52:30
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2021 às 13:54

Barranco envia vídeo a familiares e aposta em alta nos próximos dias

"Se Deus quiser daqui uns dias vou ter alta para poder voltar para viver, para trabalhar", disse o deputado

Eduarda Fernandes

Barranco envia vídeo a familiares e aposta em alta nos próximos dias

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), internado há quase dois meses na UTI em decorrência da covid-19, enviou um vídeo aos seus familiares informando da sua boa recuperação.

“Oi família. Tô aqui em São Paulo me cuidando. Se Deus quiser daqui uns dias vou ter alta para poder voltar para viver, para trabalhar. Eu amo vocês, amo todos vocês, tá bom? Fiquem com Deus”, disse. O vídeo foi disponibilizado pela assessoria do parlamentar e está ao final desta matéria, as imagens são fortes.

Leia também - Vídeo | Família entrega marmitas a moradores de rua em Cuiabá na Sexta-Feira Santa

Barranco testou positivo para covid-19 em 11 de fevereiro, procurou atendimento médico no dia 15 e no dia seguinte foi para a UTI. No dia 20 de fevereiro, precisou ser intubado. Ele acordou do coma induzido no último dia 17, após 32 dias de internação.

Com redução do auxílio de oxigênio através da traqueostomia, o parlamentar segue se recuperando progressivamente da covid-19. O último boletim médico informa que o deputado iniciou nessa quinta-feira (01) uma nova fase em seu tratamento. Começou a ingerir de comidas pastosas e pediu suco de acerola.

Sequelas
A infectologista Márcia Hueb, professora de infectologia na UFMT e do Hospital Universitário Júlio Muller, explicou em entrevista ao Leiagora na última semana que as sequelas da covid também são parte de uma triste realidade.

“Muitos doentes, muitas mortes, mas também os que se recuperam, mas ficam com as marcas da doença. É um capítulo muito extenso e a cada dia se tem um aprendizado com o seguimento dos doentes. De forma bem sucinta, a fadiga pós-covid tem sido uma das queixas mais recorrentes, mas podemos ter cefaleias por períodos duradouros, distúrbios da memória, perdas de olfato e gustação que se prolongam, cansaço e taquicardia. O pós-covid é tema multidisciplinar, com alterações que vão da neurologia à pneumologia e cardiologia, entre vários outros”.

Exemplo disso é o que ocorreu com o ex-deputado federal  Adilton Sachetti (Republicanos), de 65 anos, que teve alta nessa quinta (1) após 90 dias internado no  Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Vídeo que circulou na internet no início do mês passado mostrava Sachetti fazendo exercícios de fisioterapia, com dificuldades para caminhar, em razão das sequelas causadas pela covid-19. A família divulgou as imagens para mostrar a gravidade da doença.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet