Cuiabá, quarta-feira, 12/05/2021
02:03:34
informe o texto

Notícias / Geral

05/04/2021 às 09:09

Dois novos pontos de vacinação serão abertos até 13 de abril

A intenção do Executivo Municipal é descentralizar o sistema de vacinação para evitar aglomerações.

Kamila Arruda

Dois novos pontos de vacinação serão abertos até 13 de abril

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Outros dois pontos de vacinação contra a Covid-19 já estão sendo montados em Cuiabá para desafogas a central em funcionamento no Centro de Eventos do Pantanal. O primeiro polo será instalado no estacionamento do SESI Papa, e o outro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A intenção do Executivo Municipal é descentralizar o sistema de vacinação para evitar aglomerações como foi registrada por inumeras vezes no Centro de Eventos do Pantanal.

O ponto que funcionará no SESI Papa vai atender a população da região Norte e Leste. No local, está prevista a vacinação para aplicação da primeira dose, na modalidade tradicional e drive-thru, ambos com espera pós-vacina.  

Neste ponto, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) se comprometeu em doar, além do espaço, a estrutura física, como tendas, computadores e demais itens necessários ao funcionamento. A campanha no SESI Papa deve começar até a próxima semana. 

O terceiro polo de imunização será aberto no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que passará a funcionar no próximo dia 13, no modelo drive-thru para aplicação da segunda dose da vacina. 

Os locais foram definidos após interlocução entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, e o presidente da FIEMT, Gustavo Oliveira. 

“Estamos buscando parcerias e também temos recebido diversas manifestações de interesse de instituições e da sociedade civil organizada em contribuir para a campanha de imunização contra a covid-19. Todos estão com esse desejo de pôr um fim a esta pandemia, que já causou tantos estragos, deixou tantas marcas dolorosas em muitas famílias, e o momento é de união. Quanto mais engajados nessa missão de levar a vacina à população cuiabana, mais cedo sairemos da situação pandêmica”, afirmou o prefeito.

O polo UFMT irá contemplar a região Leste da capital, além da região do Coxipó. O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso, destaca que o campus da UFMT é um local estratégico para realização do drive-thru por contar com cerca de dois quilômetros de via local, o que vai garantir que o trânsito na Avenida Fernando Corrêa da Costa e na Avenida Edgar Vieira, no bairro Boa Esperança, não fique prejudicado. 

O planejamento é que os carros entrem no campus pela guarita 1 do campus, pela Avenida Fernando Corrêa. O ponto de vacinação será montado em frente ao Restaurante Universitário. Dali, os veículos deverão sair pela guarita 2, em direção ao bairro Boa Esperança, ou fazer o retorno para a Avenida Fernando Corrêa. 

A data para inauguração do novo ponto – 13 de abril – foi definida porque é quando retorna o prazo para aplicação da segunda dose dos grupos que já receberam a primeira aplicação em meados de março: idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde.

Conforme previsto no plano municipal de imunização contra a covid-19, novos locais para vacinação serão abertos a medida em que o Município receber grande quantidade de doses por parte do Ministério da Saúde. Diante disso, o quarto polo de vacinação deverá ser aberto na região Sul de Cuiabá e será anunciado em breve.

 
Com assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet