Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
11:19:42
informe o texto

Notícias / Geral

23/04/2021 às 17:03

Doses acabam e vacinação em Cuiabá pode ficar paralisada até terça-feira

Prefeitura informou que aguarda resolução da CIB liberando nova remessa de imunizantes para continuar com a campanha

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

Doses acabam e vacinação em Cuiabá pode ficar paralisada até terça-feira

Foto: Reprodução

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), revelou que as doses de vacina contra a covid-19 já acabaram no município. A informação foi repassada durante a inauguração do novo polo de vacinação, no estacionamento da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feora (23).

“A descentralização tem que ser feita com vacinas. Não adianta descentralizar se não tiver as doses. Hoje, por exemplo, acabou. Vacinamos a semana inteira e hoje praticamente zerou o estoque de vacinas, porque a gente não deixa estocado. Se tem vacina, é para vacinar”, comentou o prefeito. Na ocasião, Emanuel falava sobre a abertura dos novos locais.

De acordo com a secretária de Saúde, Ozenira Félix, Cuiabá pode ficar sem ter como aplicar a primeira dose da vacinação até terça-feira (27), caso não haja nova resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) liberando as doses que chegaram em Mato Grosso nesta sexta-feira. 

Para esta sexta-feira, contudo, a vacinação ainda está garantida, segundo a gestora. Já neste sábado (24), apenas algumas poucas doses dos profissionais da Segurança Pública ainda deverão estar disponibilizadas.

Ao falar da vacinação durante o evento, Emanuel reconheceu que há doses armazenadas em Cuiabá, mas ressaltou que todas estão reservadas para serem aplicadas como segunda dose na população que já começou a ser imunizada. 

“Tiveram municípios que pararam de vacinar, e depois começaram a utilizar a segunda dose. Aqui em Cuiabá, não. Aqui, quem vacinou a primeira dose pode dormir tranquilo, que, depois de 28 dias, a segunda dose estará garantida”, enfatizou.

O prefeito também garantiu que o armazenamento de metade das doses não atrapalha o município e que, ainda assim, a Capital desponta com alto percentual de vacinas aplicadas. 

“Com toda dificuldade, uma falta de planejamento geral com relação aos envios de quantidade de vacinas e data de chegada dessas doses, hoje estamos chegando a 72% de aplicação da vacina em Cuiabá. Somente a primeira dose estamos com 75% de vacinas aplicadas, o que significa estarmos acima da média nacional, e estamos entre as capitais que mais têm vacinado”, finalizou.

Outro lado

De acordo com o governo estadual, a previsão é de que a nova remessa de imunizantes recebidos nesta sexta-feira sejam liberados para os municípios já nesse sábado (24). Com isso, a vacinação na Capital poderia retornar normalmente na segunda-feira (26).

Já a Prefeitura de Cuiabá informou que "paralisar a vacinação" em razão da falta de doses foi apenas uma expressão e garantiu que, mesmo que não houvesse nova remessa de imunizantes, a Capital continuaria vacinando profissionais da segurança e aplicando a segunda dose para as pessoas agendadas.

Atualizada às 18h55
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet