Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
14:24:30
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/04/2021 às 16:57

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa dia 1º de maio

Os produtores rurais terão até o dia 31 de maio para imunizar o rebanho

Leiagora

Começa no próximo sábado, 1º de maio, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021. Os bovinos e búfalos de todas as idades deverão ser vacinados durante o mês de maio. A vacinação faz parte do Programa Nacional de Vigilância em Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em Mato Grosso, as revendas já estão liberadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA-MT) para comercializar a vacina aos produtores rurais, que terão até o dia 31 de maio para imunizar o rebanho. 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) reforça a importância da vacinação mesmo com as ações em andamento, para que todo o estado de Mato Grosso seja reconhecido como território livre da doença sem vacinação. 

“É importante o produtor imunizar o seu rebanho contra a febre aftosa e informar ao INDEA-MT, para assim continuarmos mantendo o status sanitário de livre de aftosa com vacinação e, futuramente, migrarmos para estado livre sem vacinação”, disse o vice-presidente Chico da Paulicéia. 

Curso Senar-MT

Para auxiliar os pecuaristas neste trabalho de imunização do rebanho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) oferece gratuitamente o treinamento de Agente Sanitário em Saúde Animal. O objetivo é orientar sobre a correta técnica de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa e as legislações referentes aos Serviço de Defesa Sanitária Animal. Para saber mais acesse aqui.

Plantão Aftosa

O INDEA-MT formatou um passo a passo no "Plantão Aftosa”, para auxiliar o produtor rural na comunicação da vacinação na etapa de maio de 2021. A comunicação deve ser feita até o dia 10 de junho via e-mail ou de forma presencial. Para acessar o arquivo com todo o passo a passo basta clicar aqui.

Neste endereço eletrônico o produtor terá acesso às informações da folha de comunicação da vacinação, hospedada no site do INDEA-MT; ao guia de instrução de como preencher e assinar o documento; às informações sobre as maneiras de entregar a folha de comunicação preenchida e devidamente assinada, entre outras. No site da Famato também tem mais informações.

Reconhecimento

Em março de 2021 parte do estado de Mato Grosso recebeu parecer favorável do Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que deverá ser votado na 88ª Assembleia Geral da organização. A partir daí, essa pequena parte do estado passa a ser reconhecida internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. Além de Mato Grosso, estão os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Acre, Rondônia e parte do Amazonas. No Estado de Mato Grosso o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína fazem parte do Bloco I.
Ascom Famato
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet