Imprimir

Imprimir Notícia

19/02/2020 às 10:35 | Atualizada: 19/02/2020 às 10:49

Podemos anuncia pré-candidatura de Medeiros à vaga de Selma e marca convenção

Camilla Zeni

O Podemos oficializou o deputado federal José Medeiros como pré-candidato do partido à disputa pelo Senado. A eleição suplementar, que visa preencher a vaga deixada pela senadora cassada Selma Arruda, também do Podemos, está marcada para o dia 26 de abril.

Em nota distribuída à imprensa nesta quarta-feira (19), o partido revelou que a decisão foi tomada após reunião com a Executiva Nacional, na tarde de terça-feira.

Na ocasião, a presidente nacional do partido, a também deputada federal Renata Abreu, garantiu que o Podemos vai se esforçar para eleger Medeiros ao cargo. A decisão de lançá-lo candidato vai ser homologada na convenção do partido, marcada para o dia 12 de março.

Medeiros já assumiu como senador por Mato Grosso depois que Pedro Taques (PSDB), de quem era suplente, assumiu como governador de Mato Grosso, em 2014.

Antes da reunião, o partido resistia em apresentar nomes para a disputa, que desde 2019 movimenta os bastidores da política. Isso porque os dirigentes afirmavam que a prioridade seria tentar reverter a cassação do mandato de Selma.

Presidente do partido em Cuiabá, Niuan Ribeiro também chegou a comentar, ao Leiagora, que o Podemos estaria focado nesse trabalho.

Juíza aposentada, Selma teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de dezembro passado, condenada por caixa dois e abuso de poder econômico.

Selma já entrou com recurso na Corte, mas, segundo o TSE, o embargos não tem efeito suspensivo, ou seja, a decisão de cassação não poderia ser reformada.

A senadora cassada também tenta se manter no cargo por meio do Senado, que precisa reafirmar a decisão por cassação do TSE. O rito na casa já começou e ela tem até o dia 3 de março para se defender na Casa.

Leia também
Selma recorre contra posse de Fávaro: TSE não deixou empossá-lo

Niuan diz que partido confia em Selma e 'não dá bola' para acusações

Senado anuncia rito para afastamento de Selma; Mesa pode 'derrubar' cassação

Eleição ao Senado movimenta cenário político e já são 30 pré-candidatos; confira a lista

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir