Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
03:45:03
informe o texto

Notícias / Geral

06/09/2023 às 07:58

HÁ DUAS SEMANAS

Moradores reclamam de frequentes quedas de energia em Várzea Grande

A Energisa explicou que tem registrado nos últimos dias picos de consumo em virtude das ondas de calor extremo no estado

Eloany Nascimento

Moradores reclamam de frequentes quedas de energia em Várzea Grande

Foto: Jorge Sírio/Energisa MT

Já pensou ficar sem energia nesse calorão de Cuiabá e região? Só de imaginar é um sofrimento terrível, não é mesmo? Esse é o caso de vários moradores de Várzea Grande, que têm sofrido com a queda no fornecimento na cidade, principalmente entre os períodos do final da tarde e durante a noite. O transtorno tem tirado o sono da população. 

As reclamações têm sido constantes na região dos bairros Canelas, Nova Fronteira e Jardim Glória, e iniciaram há aproximadamente duas semanas.  

Ao Leiagora, uma moradora do bairro Jardim Glória, que preferiu não ter o nome revelado, contou que a queda tem sido frequente, principalmente no período da noite. “Agora todo dia está com essa folia de acabar a luz aqui em casa, não tá dando mais, ainda mais nesse calor insuportável. Com essas quedas quase que diárias, até minha geladeira estragou, o motor dela queimou”, relatou.

Assim como ela, diversos moradores têm reclamado em grupos do bairro, em um aplicativo de troca de mensagens. Conforme os relatos, a interrupção do fornecimento ocorre de duas formas, queda total ou parcial. Na parcial, algumas casas ficam a maior parte do dia com o fornecimento em meia fase, o que afeta a funcionalidade de alguns eletrodomésticos, como o ar condicionado, por exemplo. “Era 2 da manhã e eu estava tentando dormir no carro com ar ligado. A 'Gisa' tá de sacanagem com a gente”, escreveu um morador nesse grupo ao qual o Leiagora obteve acesso.

“Estou com medo de queimar os móveis”, revelou em outra mensagem. 

Ainda conforme os moradores, eles realizaram diversas reclamações e chamados foram protocolados na concessionária Energisa. Algumas horas depois, a resposta que chega é que o problema foi resolvido. Porém, segundo eles, o fornecimento segue com problemas.

Com a persistência dos picos de queda, uma outra situação é levantada pelas pessoas que moram nos bairros, como a falta de transformadores. “Enquanto não aumentar a quantidade, o problema irá continuar", apontou um residente.

Explicação da Energisa

Diante das reclamações, o Leiagora entrou em contato com a concessionária Energisa, que explicou que tem registrado nos últimos dias picos de consumo em virtude das ondas de calor extremo no estado e que segue atuando em todas essas regiões com obras para aumento da capacidade de distribuição, redimensionando a rede. Foram aplicados R$ 41,5 milhões apenas em 2023. 

A concessionária ainda afirmou que o problema também está relacionado ao aumento de consumo de carga, e a falta de comunicação de moradores e donos de empresas referente ao número de eletrodomésticos, visto que é necessário realizar uma declaração de carga.

“É necessário que os donos de imóveis façam a atualização obrigatória de carga. Os dados estão entre os indicadores utilizados pela companhia, para determinar o potencial de consumo nos municípios e quais os investimentos necessários”, explicou.


Em casos de queda, é necessário que os consumidores registrem um chamado relatando a falta de energia pelos canais de comunicação. A atualização obrigatória também podem ser feitas pelos mesmos meios. São eles: 

- Aplicativo Energisa On 

- Site: energisa.com.br

- WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br

- Call Center: 0800 646 4196.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet