Já pensou ficar sem energia nesse calorão de Cuiabá e região? Só de imaginar é um sofrimento terrível, não é mesmo? Esse é o caso de vários moradores de Várzea Grande, que têm sofrido com a queda no fornecimento na cidade, principalmente entre os períodos do final da tarde e durante a noite. O transtorno tem tirado o sono da população.
As reclamações têm sido constantes na região dos bairros Canelas, Nova Fronteira e Jardim Glória, e iniciaram há aproximadamente duas semanas.
Ao Leiagora, uma moradora do bairro Jardim Glória, que preferiu não ter o nome revelado, contou que a queda tem sido frequente, principalmente no período da noite. “Agora todo dia está com essa folia de acabar a luz aqui em casa, não tá dando mais, ainda mais nesse calor insuportável. Com essas quedas quase que diárias, até minha geladeira estragou, o motor dela queimou”, relatou.
Assim como ela, diversos moradores têm reclamado em grupos do bairro, em um aplicativo de troca de mensagens. Conforme os relatos, a interrupção do fornecimento ocorre de duas formas, queda total ou parcial. Na parcial, algumas casas ficam a maior parte do dia com o fornecimento em meia fase, o que afeta a funcionalidade de alguns eletrodomésticos, como o ar condicionado, por exemplo. “Era 2 da manhã e eu estava tentando dormir no carro com ar ligado. A 'Gisa' tá de sacanagem com a gente”, escreveu um morador nesse grupo ao qual o Leiagora obteve acesso.
“Estou com medo de queimar os móveis”, revelou em outra mensagem.
Ainda conforme os moradores, eles realizaram diversas reclamações e chamados foram protocolados na concessionária Energisa. Algumas horas depois, a resposta que chega é que o problema foi resolvido. Porém, segundo eles, o fornecimento segue com problemas.
Com a persistência dos picos de queda, uma outra situação é levantada pelas pessoas que moram nos bairros, como a falta de transformadores. “Enquanto não aumentar a quantidade, o problema irá continuar", apontou um residente.
Explicação da Energisa
Diante das reclamações, o Leiagora entrou em contato com a concessionária Energisa, que explicou que tem registrado nos últimos dias picos de consumo em virtude das ondas de calor extremo no estado e que segue atuando em todas essas regiões com obras para aumento da capacidade de distribuição, redimensionando a rede. Foram aplicados R$ 41,5 milhões apenas em 2023.
A concessionária ainda afirmou que o problema também está relacionado ao aumento de consumo de carga, e a falta de comunicação de moradores e donos de empresas referente ao número de eletrodomésticos, visto que é necessário realizar uma declaração de carga.
“É necessário que os donos de imóveis façam a atualização obrigatória de carga. Os dados estão entre os indicadores utilizados pela companhia, para determinar o potencial de consumo nos municípios e quais os investimentos necessários”, explicou.
Em casos de queda, é necessário que os consumidores registrem um chamado relatando a falta de energia pelos canais de comunicação. A atualização obrigatória também podem ser feitas pelos mesmos meios. São eles:
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