Cuiabá, segunda-feira, 04/07/2022
23:02:17
informe o texto

Notícias / Cinema

22/01/2021 às 12:00

Curta filmado em Cuiabá é o vencedor do Festival Utopia do Reino Unido

'O Menino e o Ovo' marca a estreia de Juliana Capilé na direção de roteiro para cinema e também está no Festival de Cinema de Tiradentes

Maria Clara Cabral

Em circulação nos festivais de cinema nacionais e mundiais, o filme mato-grossense 'O Menino e o Ovo' foi o grande vencedor da 11ª edição do Utopia – Festival de Cinema de Língua Portuguesa no Reino Unido. O filme foi premiado melhor curta-metragem na concorrência com mais de 100 selecionados.
 
A produção marca a estreia da atriz, diretora de teatro e dramaturga Juliana Capilé na direção de roteiro para cinema, e está na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes do Brasil. Na programação online do evento, ele poderá ser assistido pelo público neste sábado (23) gratuitamente pelo site, na estreia da Mostrinha.
 
Filmado em Cuiabá, 'O Menino e o Ovo' também foi selecionado no Festival de Cinema Estudantil de Guaíba/RS, Palco Satélite de MArTE XP 2020, 4º Festival de Cinema de Muriaé, 4º Festival de Cinema da Cidade do Sol (que já começou) e New Generation Film Festival NGFF.
 
O filme foi realizado através do Box de Curtas 2019, projeto que viabilizou a produção de curtas com poucos recursos e equipamentos e profissionais de alto nível em formato colaborativo. Juliana Capilé conta que até a oportunidade, o roteiro estava engavetado após ser escrito para concorrer em edital voltado a produções com temáticas envolvendo crianças e o calor de Cuiabá.


A diretora Juliana Capilé em ação. Foto: Vitória Molina

O curta-metragem retrata as tentativas da pequena Joana, uma menina de oito anos interpretada pela atriz Maria Luíza Tozato, em descobrir a verdade sobre a lenda urbana de que é possível fritar um ovo no asfalto devido ao calor de Cuiabá.

"Embora possua uma linguagem universal a obra se apoia na utilização de um aspecto extremamente local: o famoso calor cuiabano. Elemento popular identitário notório, presente no imaginário da população mato-grossense", diz a sinopse.


A diretora Juliana Capilé é formada em direção de Artes Cênicas pela UFOP, mestre e doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea, formada em Cinema na Fundação de Curitiba e no Instituto Dragão do Mar em Fortaleza. Vem atuando com preparação de elenco para cinema e, atualmente, também trabalha no desenvolvimento de um roteiro do longa-metragem ‘Estrela Cadente’.


Equipe de 'O Menino e o Ovo'. Foto: Wers Gravaluz

Ficha Técnica

Roteiro: Juliana Capilé
Empresa produtora: Infinity produtora
Co-produção: Cafeína Conteúdos Inteligentes
Produção executiva: Bárbara Varela
Montagem: Isabela Padilha
Fotografia: Marcelo Biss
Direção de arte: Raphael Henrique e Joel Gatto
Mixagem: Alexandre Rogoski
Som direto: Thiago Miagui
Edição de som: Alexandre Rogoski
Figurino: Alexandre Pedroso
Elenco: Maria Luíza Tozato – Joana
Tatiana Horevicht – Mãe
Ronaldo Adriano – Pai
Thereza Helena – Professora
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marconi 29/06/2021 às 00:00

    Eu adorei o filme. Como professor de geografia e da EJA Educação jovens e adultos de Contagem (MG) venho aplicando sua exibição, desde a mostra Tiradentes, agora na cineOP. Parabéns a diretora e toda equipe. Narrativa agradável de assistir, enredo simples e tão rico, e um emocionante final com a decisão da personagem... Parabéns, continuem a nos presentear com suas produções futuras.

  • ThyagoBone 24/06/2021 às 00:00

    Parabens, adoro filmes. Gostei de ver essa turma fazendo algo maravilhoso

  • Regina Maura 22/01/2021 às 00:00

    Muito, muito orgulhosa dessa pequena grande menina q vc é !

 
Sitevip Internet