Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:06:42
informe o texto

Notícias / Literatura

04/05/2021 às 09:33

Tom Zé, Maria Bethânia, funk e literatura são destaques de evento sobre língua portuguesa

Programação online ainda celebra idioma com encontro de importantes escritores de países lusófonos

Entretê

Tom Zé, Maria Bethânia, funk e literatura são destaques de evento sobre língua portuguesa

Foto 01: Maria Bethânia / Foto 02: Sede do Museu da Língua Portuguesa

O Dia Internacional da Língua Portuguesa (05.05) será celebrado com uma programação especial do Museu da Língua Portuguesa (SP). A programação conta atividades nesta terça (04) e se encerra na quarta-feira (05).Os eventos são integralmente online e podem ser acessados pelas páginas do museuno Facebook e YouTube (Programação completa ao fim da matéria).

Entre as atrações, destaca-se uma performance do músico Tom Zé e uma mesa sobre o funk e a literatura, com participação de produtores de conteúdo dos perfis “Funkeiros Cults”, “Se Poema Fosse Funk” e “Favela Business”, no Instagram, e do coletivo PerifaCon. O encerramento fica por conta da cantora Maria Bethânia, que faz a leitura em do poema“Os Argonaustas”, de Fernando Pessoa, célebre pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”.

Também está previsto um encontro virtual ao vivo com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal); além de uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik.

Há, ainda, a participação dos escritores Geovani Martins e Amara Moira, além da pesquisadora e curadora de literatura indígena Julie Dorrico, que conversam com Marcelino Freire sobre os falares do Brasil.

Ao longo da semana, a antropóloga e brincante brasileira Vivian Catenacci convida a contadora de histórias caboverdiana Dulce Siqueira e a cantora e educadora moçambicana Lenna Bahule, que se apresentam em vídeo, em formato de pílulas, com repertório de brincadeiras tradicionais, cantadas e ritmadas em língua portuguesa nestes três países.

“O português é a quinta língua do mundo, falada por mais de 280 milhões de pessoas em nove países, e é a segunda mais falada na internet. Tem toda uma discussão sobre a riqueza desses falares. O Museu da Língua Portuguesa tem o compromisso de celebrar a diversidade e a potência dessa língua”, comenta a diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa, Marilia Bonas.

Esta é a quinta edição da programação comemorativa pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa. Desde o ano passado, com as medidas de isolamento social, a programação cultural migrou para o ambiente virtual, que proporcionou também uma conexão mais ampla com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Naslives, haverá tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. E todos os vídeos exibidos terão legenda.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

TERÇA-FEIRA, 4/5
19h O Museu da Língua Portuguesa hoje –AO VIVO
Os curadoresIsa GrinspumeHugo Barretoapresentam e conversam sobre a exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa – o que mudou e o que permaneceu após a reconstrução. Mediação: Marília Bonas.

19h30 – Praça da Língua
O compositor e pesquisadorJosé Miguel Wisnikapresenta uma aula sobrealgumasreferências literárias e musicais presentes no espaço Praça da Língua – uma espécie de planetário do idioma. Com imagens deLeandro Lima.

QUARTA-FEIRA, 5/5
11h – Nós da língua portuguesa do mundo
Debate entre escritores de diferentes países de língua portuguesa sobre o idioma.Convidados:Mia Couto(Mocambique),José Eduardo Agualusa(Angola) eInês Pedrosa(Portugal). Mediação: Roberto Pinho.

Pílula – Eu de cá e tu de lá: Exibição de vídeo de brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

13h – Bailão das Letras: o funk e a literatura –AO VIVO
Criadores de conteúdo no Instagram desafiam os preconceitos contra o funk e mostram sua relação com a literatura no dia a dia. ComFunkeiros Cults (Dayrel Teixeira), Se Poema Fosse Funk (Murilo Lense)eJeferson Delgado (Favelabusiness)com mediação deAndreza Delgado (PerifaCon).

Pílula –Eu de cá e tu de lá:Exibição de vídeo com brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

15h – As línguas do Brasil –AO VIVO
Neste encontro virtual, os escritoresGeovani MartinseAmara Moira,junto com a pesquisadora e curadora de Literatura IndígenaJulie Dorrico, falam sobre as variedades, influências e resistências expressas nos falares brasileiros. Mediação:Marcelino Freire.

Pílula – Eu de cá e tu de lá:Exibição de vídeo de Brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

17h – Língua Solta –AO VIVO
Os curadoresMoacir dos AnjoseFabiana Moraesapresentam a exposição temporária Língua Solta, criada para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.

17h10 – Performance de Tom Zé – Língua Solta
O compositorTom Zérealiza uma performance criada com exclusividade a partir do seu olhar sobre a exposição Língua Solta.

18h – Maria Bethânia lê “Os Argonautas”
Em vídeo gravado com exclusividade para o Museu da Língua Portuguesa, a cantora Maria Bethânia lê a canção de Caetano Veloso inspirada no poema de Fernando Pessoa, marcado pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”.

Com informações da Agência Brasil - Repórter Ludmilla Souza
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet