Cuiabá, sábado, 11/05/2024
11:47:42
informe o texto

Notícias / Artes

26/05/2021 às 18:54

Cineasta e fotógrafo tomam posse no IHGMT

Confira também os outros nove nomes empossados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso

Túlio Paniago

Cineasta e fotógrafo tomam posse no IHGMT

Rodrigo Piovezan e Ahmad Jarrah

Foto: Divulgação

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) empossou, nesta terça-feira (25), onze novos membros efetivos para compor o quadro da instituição. Dentre os nomes, estão dois profissionais cujas atividades estão diretamente relacionadas ao fazer artístico. Trata-se do cineasta Rodrigo Piovezan e do fotógrafo Ahmad Jarrah (Confira a lista completa ao fim da matéria).

A diplomação foi realizada na Casa Barão de Melgaço, porém, devido à pandemia, as posses foram individualizadas e cada novo membro só pôde levar um convidado. “Estão todos devidamente empossados, mas não foi possível realizar a festividade com os discursos pois preferimos aguardar um cenário mais apropriado para nos reunirmos”, explica Neila Barreta, presidenta do IHGMT.

Ahmad indicou o artista plástico Aldir Sodré como seu patrono, enquanto Rodrigo, que é autor da obra cinematográfica “Rondon, o Desbravador”, decidiu homenagear justamente Cândido Mariano da Silva Rondon. “A biografia do Rondon mudou completamente o meu jeito de ser, de pensar e de viver. É um exemplo para todos”, comenta o cineasta.

Ahmad, além de mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, é também um profissional do cinema, área em que atua como diretor, documentarista e roteirista. Mas foi como fotógrafo que ganhou maior projeção, sendo premiado na América Latina. Para a banca de seleção, ele apresentou seu trabalho documental focado em Mato Grosso.

“É uma abertura do Instituto para a sociedade, para os jovens, uma abertura para quem se interessa por documentar a história de Mato Grosso e que se interessa em acessar essa história”, destaca o mato-grossense que faz parte da primeira geração de imigrantes libaneses nascidos em território brasileiro.

Embora valorize a inserção de uma nova geração no IHGMT, Ahmad faz questão de elogiar o trabalho de membros experientes que têm trabalhado incansavelmente para democratizar o acesso à informação e à história do estado, como a professora Elizabeth Madureira e a jornalista Neila Barreto.

“O Instituto tem se modernizado com digitalização e disponibilização online de acervos, então acho que é um indicativo de uma outra geração que começa também a contar a sua história ali dentro e ajudar a contar essa história do Estado que é múltipla, que é muito diversa”, complementa Ahmad.

Quem também tem ajudado a contar esta história é Rodrigo, um entusiasta de biografias, e que, além do documentário sobre Rondon, também dirigiu “Diretas Já”, trabalho em parceria com Marcelo Santiago.

O longa-metragem, inspirado na vida de Dante de Oliveira, foi premiado recentemente no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato). A dupla de realizadores recebeu o prêmio de Melhor Uso de Material de Arquivo, o que destaca o caráter memorial e documental do registro.

E a contribuição intelectual com pesquisa e registro documental é justamente o que se espera dos membros do IHGMT. “Agora eu sou um guardião da história como membro efetivo. Me sinto muito honrado e ao mesmo tempo muito à vontade de trabalhar pelo Instituto e vejo que ainda tem um futuro enorme a ser conquistado”, conclui Rodrigo.

Cerimônia de posse

Todos os novos membros passaram por uma triagem realizada por uma banca montada pelo próprio IHGMT. Além da contagem de títulos, que garantiram uma pontução aos candidatos, eles passaram por uma banca de entrevistas. O processo foi publicado em edital, dando maior transparência aos critérios de escolha.

Participaram dos atos de posse a presidenta da instituição, Neila Barreto, e alguns membros do Instituto, como a professora Elizabeth Madureira, Ísis Catarina, Ana Fernandes e o deputado e professor Alan Kardec, que é vice-presidente.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso é uma das mais antigas instituições culturais do Estado, fundado em 1919 por iniciativa do arcebisco de Cuiabá Dom Aquino Corrêa. Tem por objetivo fomentar a pesquisa e a preservação histórico-geográfica de Mato Grosso.

Lista dos demais empossados:

Rosana Lia Ravache
Patrono: Darcy Ribeiro

Leny Caselli Anzai
Patrono: Alexandre Rodrigues Ferreira

Cleusa Aparecida Pereira Gonçalves Zamproni
Patrono: Maximilian Joseph Sorer

Maria Teresa Carrión Carracedo
Patronesse: Tereza Albues

Clarindo Alves de Castro
Patrono: Ubaldo Monteiro da Silva

Marcos Amaral Mendes
Patrono: D. Carlos Luiz D’Amour

Edson Benedito Rondon Filho
Patrono: Benedito Pedro Dorileo

Suelme Evangelista Fernandes
Patrono: Estevão Anastácio Monteiro de Mendonça

Jucineth Glória do Espírito Santo Vital de Carvalho
Patrono: Milton Almeida dos Santos

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet