Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:33:39
informe o texto

Notícias / Patrimônio

16/02/2023 às 12:43

Instituições firmam parceria para plantio de árvores para matéria-prima da viola de cocho

O objetivo é salvaguardar o instrumento, que é patrimônio cultural mato-grossense

Entretê

Instituições firmam parceria para plantio de árvores para matéria-prima da viola de cocho

Foto: Acervo Iphan

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) firmam, neste sábado(18), acordo de cooperação técnica para contribuir para a preservação do patrimônio cultural "viola de cocho".

A cooperação tem o objetivo de salvaguardar e disponibilizar matéria-prima para a confecção do instrumento mato-grossense, por meio do plantio de espécies utilizadas como matéria-prima da viola de cocho.


O lançamento do trabalho colaborativo será no Museu de História Natural de Mato Grosso, às 9h, e contará com a presençade cururueiros da cidade de Poconé (MT).

A parceria já está em andamento e, na primeira ação, realizada em janeiro, 50 mudas de espécies nativas como ximbuva, cumbaru e pata-de-vaca foram plantadas. Elas contribuirão com a recomposição da mata ciliar da casa Dom Aquino Corrêa (sede do Museu de História Natural), localizada na região do Beira Rio, em Cuiabá (MT).

Viveiro de mudas

As mudas são produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista, que é fruto de um projeto de extensão do IFMT e conta com equipe multidisciplinar para auxílio no plantio. O tempo de crescimento para o corte da madeira varia entre 10 a 15 anos, conforme o uso e o local de plantio.

O Modo de Fazer Viola de Cocho foi registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro no Livro dos Saberes em 2005. Uma das espécies de plantas usadas na confecção do instrumento é a ximbuva (Enterolobium contortisiliquum), árvore de grande porte e crescimento rápido.

Além de ser matéria-prima para a produção do bem, a espécie é recomendada para recuperação de áreas degradadas.

Instrumento de sonoridade única

Produzida de forma artesanal, a viola de cocho é um instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade. Seu nome deve-se à técnica de escavação da caixa de ressonância da viola em uma tora de madeira inteiriça, mesma técnica utilizada na fabricação de cochos, recipientes em que é depositado o alimento para o gado.

Nesse cocho, já talhado no formato de viola, são afixados um tampo e, em seguida, as partes que caracterizam o instrumento, como cavalete, espelho, rastilho e cravelhas. Vale ressaltar que cada viola é única, pois sua produção varia de artesão para artesão. As violas podem ser decoradas, desenhadas a fogo e pintadas ou mantidas na madeira crua, envernizadas ou não.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet