Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
10:52:28
informe o texto

Notícias / Cinema

30/05/2021 às 17:45

Curta sobre silêncio da fauna marca estreia de cartunista de MT no audiovisual

Animação foi inspirada no trabalho do pesquisador Bernie Krause, que há décadas registra sons da natureza

Túlio Paniago

Curta sobre silêncio da fauna marca estreia de cartunista de MT no audiovisual

Foto: Divulgação

E se os animais e a natureza parassem de se comunicar? O primeiro curta-metragem roteirizado e dirigido pelo cartunista Ric Milk traz essa reflexão em uma história contada por meio de sons do meio ambiente, como o canto dos pássaros, onças, baleias e golfinhos. O Curta ‘Ruídos’ será lançado nesta terça-feira (1º) no canal do YouTube do artista.

Inspirada livremente nos trabalhos de paisagens sonoras do músico e ecologista Bernie Krause, a produção aborda de forma sensível a importância da preservação do meio ambiente e de como, sem o cuidado de todos, a natureza pode se degradar e perder a beleza.

“O interessante da pesquisa dele [Krause] é que os animais estão parando de fazer barulho, de se comunicar. É um fenômeno que está acontecendo e ninguém está percebendo. Além de pássaros e mamíferos, os insetos também têm diminuído sua intensidade de som. Então, com base nessa pesquisa e nesse fenômeno que está acontecendo no mundo, eu comecei a pensar uma história sobre qual seria o motivo para isso acontecer”, revela Ric.

Na produção são utilizadas técnicas de animações em 2d e 3d e um cuidadoso trabalho de desenho de som, tudo para captar o ambiente idêntico das florestas e suas transformações ocorridas ao longo do tempo. O responsável pelo trabalho sonoro foi Eduardo Lehr, que também contribuiu com a trilha sonora de sua banda Outros Bárbaros.

A ideia inicial do projeto era uma história em quadrinhos, no entanto, no decorrer do processo criativo, Ric Milk viu a oportunidade de transformar seu roteiro em um produto audiovisual, pois, segundo ele, esta opção seria mais interessante porque a questão do áudio é o ponto principal da história.

“Não que a história em quadrinho não funcione, ela funciona também, mas [o audiovisual] pega mais a percepção auditiva do que a história em quadrinhos, que você teria que imaginar o som”, explica o artista.

Segundo Bernie Krause, “uma imagem pode valer mil palavras, mas um som vale mais que mil imagens, porque o som nos fala a verdade”. Por isso, focando a realização audiovisual, Ric também convidou Leandro Ricarte, profissional dedicado à pós-produção e animações em 3D, e Eduardo Lehr, para o desenho de som.

Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Ric Milc
Animação 2D: Ric Milc e Leandro Ricarte
Animação 3D e pós-produção: Leandro Ricarte
Design de Som e Trilha Sonora: Eduardo Lehr
Música: Por Aqui (Outros Bárbaros)
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet