Cuiabá, segunda-feira, 26/07/2021
12:53:16
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

20/07/2021 às 16:11

Edital MOVE_MT, voltado para iniciativas da economia criativa, está com inscrições abertas

Programa vai oferecer formação e mentorias para a criação de negócios criativos rentáveis e sustentáveis

Entretê

Edital MOVE_MT, voltado para iniciativas da economia criativa, está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o edital Move_MT de aceleração de projetos e negócios criativos, de inovação e impacto sociocultural, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e pela Oi Futuro. O programa vai selecionar até 30 iniciativas de economia criativa, que irão receber 2.500 horas de formação e mentoria para ajudar a criar negócios rentáveis e sustentáveis.

As inscrições podem ser feitas pelo site oifuturo.org.br/editais até as 20h (horário MT) do dia 05 de agosto. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com a Oi Futuro visa fortalecer a gestão dos negócios criativos no Estado.

“Apesar de não envolver diretamente a transferência de recursos aos selecionados, o edital oferece formação e aceleração especializadas que ajudarão a transformar o empreendimento, a ideia ou o projeto criativo em um negócio rentável. Para isso, temos a expertise da Oi Futuro por meio do Labora, que é um ambiente de aprendizagem e articulação reconhecido no Brasil”, explica Keiko.

As iniciativas selecionadas no edital Move_MT passarão por formações coletivas e consultorias individuais realizadas por uma equipe de especialistas, pelo período de seis meses.

O objetivo é auxiliar os empreendedores em questões específicas relacionadas às áreas de gestão organizacional, estruturação de projetos e uso de tecnologias em seus modelos de atuação. O ponto de partida serão reuniões de diagnóstico, em que cada acelerado vai elaborar um plano de ação para seu negócio ou projeto de impacto sociocultural.

Além da formação, o edital dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. A proposta é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. Na ocasião, os selecionados irão conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, que já acelerou mais de 80 negócios e organizações de impacto social desde 2017.

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel/MT.

Podem participar da seleção pública pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que atuem na economia criativa de Mato Grosso.

As iniciativas propostas podem ser nos seguintes segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

Etapa pré-aceleração

Na primeira etapa do Move_MT, artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o estado participaram dos workshops coletivos e gratuitos que abordaram temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia.

Foram quatro workshops on-line realizados no período entre 26 maio a 14 de julho deste ano, abrangendo cerca de 200 participantes em cada um deles.

Serviço
Inscrições edital Move_MT
Período: 20 de julho a 05 de agosto
Acesso ao edital e link de inscrição: https://oifuturo.org.br/editais/move_mt/ 

 
Da Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet