Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:16:03
informe o texto

Notícias / Teatro

29/09/2021 às 14:40

Bereu entra em cartaz neste fim de semana com apresentações gratuitas

Espetáculo propõe reflexão sobre questões sociais que levam mulheres para o crime

Priscila Mendes

Bereu entra em cartaz neste fim de semana com apresentações gratuitas

Foto: Marcondes Araújo

O Cine Teatro Cuiabá receberá, neste fim de semana, duas apresentações gratuitas da consolidada peça 'Bereu', encenada pela Cia Cena Onze de Teatro. Será no sábado (2) e no domingo (3), às 19h30, presencialmente, na Sala Anderson Flores (piso superior do Cine Teatro). Os convites serão disponibilizados na portaria uma hora antes de cada noite de espetáculo.

O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e foi selecionado no edital MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

"Mais uma oportunidade para a população prestigiar e conhecer esse mundo das recuperandas. Ter mais acesso a ele nos possibilita diminuir o preconceito ainda existente. Elas erraram, sim, mas já estão pagando por isso e merecem ser acolhidas", destaca Flávio Ferreira, diretor da peça.

Ferreira Também lembra que Bereu é uma ferramenta para o debate sobre a melhoria das leis voltadas à proteção dessas mulheres. "Queremos mostrar que há leis que deveriam protegê-las, porém não estão sendo cumpridas, além de indagar sobre o que as levou pro crime. Por último, questionar sobre as responsabilidades do Estado e a nossa, enquanto cidadãos", frisa.

Bereu é fruto de um trabalho que durou 10 anos, envolvendo pesquisas, convivência, leituras e rodas de conversas com pesquisadoras e trabalhadoras de presídios femininos no Brasil. O diretor ainda nota que as prisões estão superlotadas e cada pessoa presa custa, em média, três mil reais por mês para os cofres públicos.

Além da peça Bereu, a Cia Cena Onze realiza oficinas de teatro, dança e figurino no presídio Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. No local, também foram realizados alguns dos estudos, demonstrando que o abandono social, a ausência de políticas sociais sérias, a falta de investimentos na educação, entre outros, são os fatores que mais contribuem para o aumento significativo da inserção da mulher no crime.

Serviço
Espetáculo Bereu, da
Cia Cena Onze de Teatro
Datas: Sábado (2) e domingo (3), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Ingressos gratuitos: disponíveis 1 hora antes da peça, na bilheteria do Cine Teatro

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet