Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:10:47
informe o texto

Notícias / Turismo

22/12/2021 às 14:22

Conheça monumentos históricos de Cuiabá em guia com audiodescrição

Projeto incentiva o turismo inclusivo e é voltado para deficientes visuais e intelectuais, autistas, disléxicas e idosos

Entretê

Conheça monumentos históricos de Cuiabá em guia com audiodescrição

Foto: Karen Malagoli

O projeto "Capital: Circuito Monumental Audiodescrito pela Inclusão - Tradução é Autonomia e Liberdade" estará disponível nas principais plataformas de áudio gratuitamente a partir desta quinta-feira (23).

Oito monumentos históricos da cidade de Cuiabá se tornam protagonistas de um audioguia com acessibilidade, dividido em oito episódios. A live de apresentação do projeto será realizada, também na quinta-feira(23), a partir das 14h, e será transmitida via perfil do Instagram @circuitocapital.

Foi pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência visual e também com Transtorno do Espectro Autista, disléxicas, idosos e com deficiência intelectual que a proponente e também voz do projeto, a audiodescritora e comunicóloga Thayana Bruno, criou o audioguia.

“Queremos propor não apenas uma visita, mas a criação de um vínculo de afetividade com essas obras e essas personagens, com a nossa história e, ao mesmo tempo, discutir a acessibilidade. A segregação das pessoas com deficiência dos espaços e experiências é a regra até o momento, por isso o projeto quer também suscitar o debate sobre a inclusão que precisamos buscar como sociedade”, explica Thayana Bruno.

Monumento do Índio Pescador, Monumento aos Bandeirantes ou Monumento à Cidade, Busto do Almirante Augusto Leverger, estátuas de Mãe Bonifácia e Maria Taquara, Monumento Ulisses Guimarães, Escultura da Chacina do Beco do Candeeiro, representação da cultura popular com o Monumento à Viola de Cocho, Cururueiros e Dançarinos de Siriri são as personagens escolhidas para contar, de forma cronológica, parte da história regional, que por meio da audiodescrição, vai tomando forma no imaginário do ouvinte.

As palavras ganharão textura de aço, bronze, cerâmica, contornos de rostos e formas de objetos que são parte da construção das identidades e da realidade social cuiabanas e cuiabanasmato-grossenses.

Durante a live de apresentação, Thayana Bruno e a consultora em audiodescrição, Cida Leite, falarão sobre o processo de elaboração e execução do projeto, acessibilidade nos grandes centros urbanos e acesso de pessoas com deficiência ao conteúdo cultural e de entretenimento. O público também poderá fazer perguntas durante a transmissão.

Cida Leite é consultora em audiodescrição (AD). Ela perdeu totalmente a visão aos nove anos de idade e acrescenta ao projeto toda sua experiência com o tema acessibilidade e também sua sensibilidade na composição das informações fundamentais para orientação das pessoas com deficiência no material audiodescritivo.

“Projetos como este encorajam as pessoas a conhecer e reconhecer esses espaços históricos, muitas delas tem o anseio em conhecer, mas não frequentam, porque tem medo. A importância desse projeto é essa, é trazer acessibilidade física por meio da acessibilidade comunicacional”, compartilha com propriedade Cida Leite.

Além do lançamento do material pela Internet, uma cartilha acessível será distribuída para instituições e entidades que atendem especificamente pessoas com deficiência visual, escolas públicas e universidades públicas, contextualizando o recurso da audiodescrição, refletindo sobre acessibilidade de inclusão e levando informações sobre o audioguia.

O Circuito Capital será disponibilizado para todo o público, gratuitamente, nas principais plataformas de streaming.
O projeto de audiodescrição (AD) foi contemplado em edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos daLei Aldir Blanc.

Ficha Técnica:
Coordenação, Roteiro, Narração e Mixagem: Thayana Bruno
Consultoria: Cida Leite
Pesquisa e Historiografia: Gus Lima
Trilha Sonora Original: Karola Nunes
Identidade Visual: Priscila Wolff
Fotografia: Karen Malagoli
Assessoria de Imprensa: Naiara Leonor
Mídias Sociais: Larissa Sossai
Produção Executiva: Karina Figueredo

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet