Cuiabá, terça-feira, 28/05/2024
23:04:19
informe o texto

Notícias / Música

22/12/2021 às 16:54

Crianças e jovens da oficina de flauta e violão realizam apresentação no Misc

O evento de encerramento da oficina ocorrerá nesta quarta-feira (22), às 19h30, na sede do Museu de Imagem e do Som

Leiagora

Crianças e jovens da oficina de flauta e violão realizam apresentação no Misc

Foto: Adnilson Silva (DJ Taba)

Mais de uma dezena de jovens e adultos concluíram a primeira oficina de violão flauta de 2021 oferecida pelo Projeto Misc Sonoro, no Museu de Imagem e do Som (MISC) e conduzido pela musicista Josi Crispim. O evento de encerramento da oficina ocorrerá nesta quarta-feira (22), às 19h30, na sede do MISC.

O projeto será finalizado com a audição dos alunos para seus familiares e convidados, com um caprichado coffee break. O repertório dos novos músicos conta com canções de rock nacional da Legião Urbana ao choro de Pixinguinha com Carinhoso.

A professora e os alunos afirmaram que o Misc Sonoro impactou as suas vidas e vai deixar muitas saudades."Foi uma experiência incrível! Oferecer para a criança momentos de disciplina, fazer a criança se dedicar, trabalhar o foco, a atenção, conhecer novos repertórios. Essa turminha foi bem interessada, trabalhou-se desde o ritmo mais popular que a gente tem no estado de Mato Grosso, que é a Guarânia, até o mais requintado que temos no Brasil, que é o Choro. Eles estão tocando Carinhoso de Pixinguinha!", comemorou a professora Josi.

Para os estudantes Valentina C. Bianco, 7, e seu irmão Luigi, 10, as oficinas foram uma oportunidade singular. Luigi, que lida com ansiedade e hiperatividade (TDAH), se beneficiou das aulas de música como uma terapia.

"O curso foi muito bom, me ajudou a ter mais calma, paciência, entre muitas outras coisa boas. A professora é muito boa, muito gentil, muito paciente e ela nunca desiste de nenhum aluno. Antes desta oficina, eu nunca havia tido contato com nenhum outro instrumento, nem tido oportunidade de fazer um curso. O meu primeiro contato foi com a flauta e eu me apaixonei por ela, foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida", afirmou o garoto.

Como surgiu o projeto

Conforme a coordenadora e responsável pela elaboração pedagógica e executora do projeto Misc Sonoro, Josi Crispim, a proposta já havia sido realizada há alguns anos na Secretaria de Cultura de Cuiabá, pelas mãos de outros profissionais. Mas neste ano de 2021 foi confiado a ela, pelo secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo, para ser atualizado e aperfeiçoado.

Além de abrir novas possibilidades na vida dos alunos, incluindo uma formação profissional, o projeto visa a promoção da Cultura e do lazer e também a ocupação e divulgação do Misc e Centro Histórico de Cuiabá, pois o Misc fica localizado no centro, região do Beco do Candeeiro.

"A Secretaria de Cultura já tinha esses violões e flautas, e depois a gente melhorou a estrutura com as cadeiras e suportes, os pés e as estantes, tudo pensado para que a gente tivesse resultado. O projeto é importante, mas também é fundamental ter um ambiente adequado de estudo para que as crianças tenham esse resultado", ponderou Josi.

Com informações da Prefeitura de Cuiabá

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet