Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:03:40
informe o texto

Notícias / Artes

19/01/2022 às 15:50

Elis Regina, 40 anos depois da partida, será tema de três grandes projetos

Dois documentários e um gibi sobre a Pimentinha devem ser lançados até o início de 2023

Entretê

Elis Regina, 40 anos depois da partida, será tema de três grandes projetos

Foto: Divulgação

Três grandes projetos sobre Elis Regina estão na esteira para serem lançados entre o segundo semestre deste ano e o começo de 2023, período que marca os 40 anos da morte da cantora, registrados nesta quarta-feira (19). "Quarenta anos de morte, não, de saudade de Elis", corrige o filho dela, João Marcello Bôscoli.

Dois dos produtos são ligados ao audiovisual. O primeiro é um documentário em três episódios, a ser lançado pela HBO, vai levar o nome de "Elis por João", com imagens de programas, shows e entrevistas que Elis concedeu para emissoras de vários países. O produtor é Marcelo Braga e direção ficou com Lea Van Steen.

A progressão das cenas terá um eixo cronológico e baseado na narrativa muitas vezes emocionada de João Marcello. Imagens de Elis conseguidas por Braga a mostram em aparições nas TVs de países como Bélgica, França, Portugal, México e Alemanha.

O segundo projeto, em fase de finalização - aguardado pelos fãs há anos - é também um documentário gravado pelo produtor Roberto de Oliveira durante os registros, em Los Angeles, nos Estados Unidos, do álbum Elis & Tom, lançado em 1974.

Roberto tem um material bruto de 3h30 em vídeo e mais 4h em áudio. Agora, editados, eles estão prontos para surgir no longa-metragem 'Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você', pelo canal Arte 1. A expectativa é de que saia no segundo semestre deste ano. "Estamos na fase final, mas gostaríamos de lançar quando a pandemia estiver mais controlada, para fazermos um evento presencial", diz o produtor.

E a terceira empreitada, em uma frente inédita para os fãs da cantora, trata-se da criação do personagem 'Elis para história em quadrinhos', desenvolvida pelo desenhista Gustavo Duarte, 44 anos, um dos mais respeitados quadrinistas e cartunistas brasileiros, com trabalhos realizados para os estúdios internacionais Marvel e DC Comics.

Com 15 anos como chargista e desenvolvendo histórias para super-heróis fictícios, como Super-Homem e Mulher Maravilha, ele vivencia a primeira experiência com um personagem real. "Isso não quer dizer que eu vá fazer uma biografia de Elis, isso já fizeram. Meu papel não será o de um biógrafo. O que vou fazer será uma fantasia biográfica".

O livro, em fase de roteirização, terá cerca de 80 páginas e virá em formato europeu, como as publicações Asterix e Tintim. O autor prevê o lançamento para este segundo semestre ou início de 2023.

A história de Elis, diz Gustavo, não será pensada para conversar só com as crianças, apesar de serem elas o primeiro alvo. A fantasia terá como gatilhos fatos conhecidos da história.

A cantora criança está em 1955 ouvindo discos na sala de casa, em Porto Alegre, quando recebe a visita de um pássaro falante. Elis se encanta e conta ao amigo novo que, apesar de ser uma atração conhecida no programa Clube do Guri, da Rádio Farroupilha, é apenas uma menina, e o pássaro responde: mesmo sendo Elis uma criança, a voz já encanta milhares de pessoas.

Estadão Conteúdo
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet