Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
03:20:58
informe o texto

Notícias / Comportamento

13/02/2022 às 14:45

Cuiabano ganha mais importante prêmio da publicidade mundial

Duas campanhas globais renderam ao publicitário, formado pela UFMT, destaque na mais importante premiação de sua área

Entretê

Cuiabano ganha mais importante prêmio da publicidade mundial

Foto: Divulgação

Arthur Amorim, nascido e criado no Poção, bairro de Cuiabá, recebeu dois troféus na mais recente edição do Cannes Lions International Festival of Creativity, realizado tradicionalmente na Riviera Francesa há mais de meio século.

Duas campanhas globais renderam ao publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destaque na mais importante premiação da publicidade mundial.

Ao longo de sua carreira, Arthur Amorim soma quatro Leões de Cannes e mais uma dezena de outros prêmios em festivais como El Ojo de Iberoamérica e o Diente, que ocorrem anualmente em Buenos Aires.Ao todo, são mais de 30 prêmios resultantes da criatividade e efetividade das campanhas criadas pelo cuiabano.

“Trabalho com publicidade há mais de 20 anos e, apesar do reconhecimento internacional, não tive a oportunidade de competir em nenhum prêmio realizado no Brasil”, lamenta o criativo.

Antes da publicidade, contudo, Arthur atuou como produtor cultura, artista de rua e foi subsecretário de cultura na cidade de Chapada dos Guimarães. Trabalhou em algumas agências publicitárias na capital mato-grossense e, em 2011, seguiu para a Argentina, quando começou sua escalada internacional.

“Decidi fazer um curso de verão em Buenos Aires. A publicidade argentina sempre me foi muito inspiradora. Sozinho, cheguei lá com pouco dinheiro e sem saber falar espanhol muito bem, mas com muita garra. No final do curso, surgiu uma competição chamada ‘Uma ideia, uma bolsa’. Participei e venci. A ideia era ficar por lá apenas três meses, acabei ficando seis anos”, recorda Arthur.

Não demorou para que o publicitário cuiabano ingressasse em uma agência na Argentina. Lá desenvolveu trabalhos importantes, entre os quais, sua primeira campanha global.

“A campanha para Unilever circulou por seis continentes. Foi minha primeira grande campanha. Fiquei muito entusiasmado. No Brasil, esse trabalho recebeu o título de ‘Adeus, floresta’. Uma campanha premiada que me abriu muitas portas”, lembra.

E seus primeiros prêmios vieram justamente de um trabalho pouco convencional, em 2016, quando o publicitário desenvolveu uma campanha para uma marca de fast-food (Burger King), na Argentina, que estava lançando presença na rede social SnapChat. Esse projeto rendeu os primeiros dois Leões em Cannes e o reconhecimento, que abriu ainda mais portas, dessa vez levando o cuiabano para o velho continente.

Vivendo em Milão, na Itália, desde 2018, Arthur atua hoje como diretor de criação na Publicis Milão, a mais importante agência de publicidade da Itália e a terceira mais premiada de todo o mundo, de acordo com o ranking WARC, que combina as listas de vencedores das mais importantes premiações globais do setor, estabelecendo assim as tabelas anuais da liga mundial.

“Depois de todo esse tempo trabalhando com publicidade, viajando o mundo, ainda sinto imenso prazer em dizer que sou de Cuiabá. Adoro quando as pessoas perguntam minha origem, respondo sempre, seja em inglês, italiano ou castelhano: Eu sou cuiabano de tchapa”, se diverte.

Cannes Lions

Realizado tradicionalmente na Riviera Francesa desde 1953, o Cannes Lions é como o Oscar da Publicidade. Na edição de 2021 o Festival recebeu mais 29 mil inscrições de 90 países. São 27 diferentes categorias para diferentes modalidades que vão das clássicas Filme e Publicidade Impressa, presentes desde a primeira edição do festival, até as mais recentes, como Moblie e e-Commerce.

Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Cada categoria tem um chefe de júri, e o júri de cada categoria é composto por publicitários de vários países escolhidos, sendo estes países os que tem maior participação em inscrição de peças no festival.

O cuiabano Arthur Amorim teve seus trabalhos prestigiados nas categorias Direct e Experiência e Ativação da Marca. A primeira celebra campanhas que empregam a criatividade direcionada e guiada à resposta do consumidor. Já a segunda categoria é focada na construção de marca por meio do uso de design de experiência, imersão e engajamento 360° do cliente.

Entre os trabalhos mais relevantes de Arthur estão filmes para diversas das marcas mais conhecidas do mundo. Ele criou filmes, campanhas em mídias socias e campanhas de guerrilha.

No site do criativo cuiabano é possível conferir não só os trabalhos premiados, mas também diversas outras produções em destaque. Acessewww.artxdan.cargo.site.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fernando 14/02/2022 às 00:00

    Para ter sucesso, o brasileiro tem que sair do País, senão não tem sucesso. Uma pena!

 
Sitevip Internet