Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:30:13
informe o texto

Notícias / Turismo

29/03/2022 às 16:14

Encontro Multicultural da América Latina reúne líderes ribeirinhas, quilombolas e indígenas

O evento visa debater o turismo de base comunitária, compartilhando as experiências sustentáveis desenvolvidas em cada localidade

Entretê

Encontro Multicultural da América Latina reúne líderes ribeirinhas, quilombolas e indígenas

Foto: Sedec/MT

Representantes de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas de três estados participam da primeira etapa do Encontro Multicultural da América Latina, que ocorre até esta terça-feira (29), no Cine Teatro de Cuiabá. O evento visa debater o turismo de base comunitária compartilhando as experiências sustentáveis desenvolvidas em cada localidade.

Na abertura oficial do evento, na noite dessa segunda-feira (28), houve apresentação cultural, desfile de moda indígena com peças confeccionadas por estilistas das etnias Bakairi, Paresi e Kamayurá e a abertura da feira de artesanatos que ficará aberta ao público até sexta-feira (1º).

O evento também contou com palestras e debates voltados às lideranças femininas comunitárias. A primeira delas foi apresentada pela indígena da etnia Kambeba e gerente Restaurante Sumimi, na comunidade Três Unidos, em Manaus (AM), Neurilene Cruz Kambeba.

Outra palestrante foi a líder ribeirinha e vice-curadora da Global Shapers Manaus, rede mundial de jovens apoiada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), Odenilze Ramos.

A quilombola da comunidade Mumbuca, guia turística no Jalapão e assessora na comercialização das biojoias de capim dourado, Ilana Cardoso, também levou seu conhecimento aos participantes do evento.


Sete etnias indígenas mato-grossenses participam do evento: Kuikuro, Umutina, Paresi, Bakairi, Guató, Chiquitanos, Kamayurá.

O encontro é promovido pela empresa GoMartins e Associação Indígena Ahukugi, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso (Seadtur), Casa Civil, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e apoio do Descubra Mato Grosso, Observatório do Terceiro Setor, Programa MT Criativo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT), Cine Teatro Cuiabá e Karu Chanel.

Feira de artesanato

Na feira de artesanato, estarão expostos trabalhos como cestarias, bolsas, roupas indígenas, biojoias e cocares. O horário de visitação será das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Continuidade

A segunda etapa do Encontro Multicultural será realziada no interior do Estado, entre os dias 31 de março e 6 de abril. De 31 de março a 2 de abril, o evento será na Aldeia Afukuri, localizada na região do Xingu, em Querência. Ao longo dos três dias haverá roda de conversa e intercâmbio cultural com danças, contação de histórias e exposição de artesanato.

A etapa Campinápolis ocorre de 4 a 6 de abril, na Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves (4), Escola Estadual Couto Magalhães (5) e Escola Municipal Carinho e Ternura (6).

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet