Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
19:43:56
informe o texto

Notícias / Cinema

16/08/2022 às 18:22

Coletivo Quariterê avança para 2ª etapa do Prêmio PIPA On-line

Se for um dos dois mais votados, receberá doação de R$ 5 mil; vote!

Priscila Mendes

Coletivo Quariterê avança para 2ª etapa do Prêmio PIPA On-line

Bastidores de “Aqui Jaz a Melodia”

Foto: Divulgação

O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, daqui de Mato Grosso, é um dos selecionados para concorrer à edição 2022 do Prêmio PIPA On-line e chegou ao segundo turno - uma segunda votação. Entre os 56 artistas selecionados para a o primeiro turno, o Quariterê é um dos 13 que alcançaram 500 votos na primeira etapa. A votação está aberta e segue até o dia 21 de agosto. Para votar, clique aqui.

O Prêmio PIPA é um dos mais importantes prêmios de artes visuais do país, organizado pelo Instituto PIPA desde 2010. Já passaram por ele os artistas mato-grossenses Gervane de Paula, Babu 78 e Benedito Nunes. Em 2021, a artista visual Ruth Albernaz sagrou-se uma das campeãs da edição on-line, tornando-se a primeira mulher de Mato Grosso premiada.

Com a vitória do Quariterê, também será a primeira vez a se premiar um coletivo mato-grossense. O representante de Mato Grosso é também o único coletivo participante da votação - os demais são artistas individuais. Até a finalização desta reportagem, considerando o 6º Boletim do Segundo Turno, o Quariterê estava na 10ª posição, com 123 votos, distante 522 votos do primeiro lugar (vale ressaltar que os votos recebidos na primeira etapa são desconsiderados).



Serão dois premiados no PIPA On-line e vence quem tiver mais votos ao fim do prazo. Cada campeão receberá uma doação de R$ 5 mil. Um dia após o fim das votações, em 22 de agosto, serão anunciados os artistas mais votados.

Uma das fundadoras do Quariterê e membra atuante, a realizadora de audiovisual Juliana Segóvia contou ao Entretê que o coletivo já está comemorando ter chegado onde chegou. “A sensação que a gente tem de ter ido para a segunda etapa é de que, de certa forma, já somos vencedores. Foi uma mobilização muito legal de amigos, parceiros, pessoas do cenário artístico-cultural, pessoas que a gente não conhece, pessoas que vieram a conhecer o coletivo por conta dessa mobilização”, comenta, ressaltando que houve grande engajamento, especialmente por meio das redes sociais.



Mas, mesmo felizes com a primeira etapa, os membros do Quariterê desejam, óbvio, vencer, estar no primeiro ou no segundo lugar. “A gente almeja esse valor, porque, por mais que pareça pouco, é um valor muito significativo”, explica Segóvia. E o valor será usado para a manutenção da associação que acabou de ser instaurada e para aquisição de equipamentos. Então, a realizadora de cinema convida: “A gente gostaria de ver toda essa mobilização, todas essas curtidas manifestadas em voto. Não basta só curtir os nossos posts [no perfil @quaritere no Instagram], tem que votar, isso tem que ser transformado em números”, insiste Juliana.

Todavia, ressalta: “Independentemente do resultado, conseguindo alcançar a primeira, ou a segunda colocação, ou não, mais uma vez, a gente vai se sentir muito feliz, muito agradecida por toda essa participação das pessoas, porque isso faz com que o coletivo [também] alcance outros lugares e as pessoas venham a conhecer nossa proposta, que não é só produzir filmes, não é só realizar mostra, a gente também faz lutas por políticas públicas enquanto coletividade”, arremata Ju Segóvia.

Como votar

Clicando neste link, você vota no Coletivo Audiovisual Negro Quariterê. Será solicitado um e-mail, para onde será encaminhado um código a ser validado. Após confirmar o seu voto, você já apoiou o grupo.

Isso, porque na primeira etapa, era necessário escolher três artistas/grupos. Nesta etapa final, apenas o voto para o Quariterê já entra na contagem. Se você tiver mais de um e-mail, vote mais de uma vez!

O Coletivo Queriterê


Filme "Caeté"

Fundado em 2017, o Coletivo Quariterê tem a missão de propor, debater, influenciar e monitorar políticas públicas de inclusão dos profissionais negros em toda a cadeia produtiva do segmento audiovisual. O nome Quariterê é uma homenagem ao Quilombo do Quariterê, localizado na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital do estado de Mato Grosso.

As histórias do quilombo e de sua rainha Teresa de Benguela, com sua resistência heroica e liderança, foram inspirações para a criação desse coletivo de aquilombamento, para acolher, inspirar, fortalecer e agregar profissionais negros do audiovisual mato-grossense.

Siga o coletivo em
@quaritereno Instagram.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet