Cuiabá, quarta-feira, 21/02/2024
07:06:00
informe o texto

Notícias / Cinema

09/11/2023 às 16:05

CINEMA DA TERRA

Mostra Sesc de Cinema Regional exibe obras mato-grossenses e promove oficina audiovisual

O evento acontece gratuitamente de 21 a 23 de novembro nas unidades Arsenal e Rondonópolis

Entretê

Mostra Sesc de Cinema Regional exibe obras mato-grossenses e promove oficina audiovisual

Foto: Divulgação

Os filmes mato-grossenses classificados na 6ª Mostra Sesc de Cinema serão exibidos na etapa regional do evento, que acontece em Cuiabá, no Sesc Arsenal e na unidade de Rondonópolis, de 21 a 23 de novembro. Considerada uma das principais ações de incentivo ao audiovisual independente, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), a Mostra Sesc de Cinema Regional também irá realizar debates sobre as produções locais, além de ofertar uma oficina de rotoscopia na capital.

Em Cuiabá, no dia 22, às 15h, será exibido o curta-metragem “Bruce Spike e a Batalha da Berinjela”, dirigido e roteirizado pela mato-grossense Caru Roelis. Já no dia 23, às 19h, o público poderá conferir o curta “Itinerário de Cicatrizes”, dirigido pela cuiabana Glória Albuês, no cinema do Sesc Arsenal. Os debates acontecem após as exibições e contam com a presença dos produtores executivos Bárbara Varela e Felipe Albuês, que representam cada filme, respectivamente.

A oficina interativa acontece na capital durante os três dias do evento, das 14h às 16h e os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos da rotoscopia, ou seja, a técnica de animação na qual se usa a imagem filmada como referência, para criar os movimentos existentes na animação. Na oportunidade, irão participar desde a escolha do material original, até a criação das animações.

Em Rondonópolis, a programação contempla a exibição dos filmes. Interessados podem assistir ao curta “Bruce Spike e a Batalha da Berinjela” no dia 21 (8h30 e 14h), 22 (8h30) e 23 (14h). Já a obra “Itinerário de Cicatrizes” será exibida no dia 22, às 19h30.

Caru conta que o processo de gravação da obra “Bruce Spike e a Batalha da Berinjela” integrou o “box de curtas”, que é a reunião de um conjunto de curtas-metragens produzidos em Mato Grosso. “Nele, as equipes somam forças para promover uma estrutura profissional para os filmes”, explica. Acrescenta, ainda, que é importante ter mulheres ocupando espaços no mercado. “É crucial para garantir representatividade, diversidade e igualdade de gênero. Isso pode inspirar futuras gerações, melhorar as tomadas de decisões e ajudar a promover políticas mais abrangentes”, completa a diretora e roteirista.

O filme retrata a história de Aurélio Sousa, uma criança de 6 anos que não gosta de vegetais, muito menos berinjela. Com o legume à mesa, sua mãe, Denise, fará de tudo para que o garoto experimente, até mesmo embarcar na imaginação do filho. “A ideia surgiu de algo trivial: a dificuldade em comer algum alimento. Assim, somamos a forma lúdica de mostrar, por meio da imaginação, que é possível descobrir coisas incríveis quando nos arriscamos ao novo”, pontua.

Sobre o processo de produção do curta-metragem, “Itinerário de Cicatrizes”, a cineasta Glória Albuês Martins relata as mudanças ocorridas. “A estrutura utilizada foi decidida à medida que eu interagia com aquela situação, percorrendo os vastos espaços carbonizados, sentindo na pele o sofrimento da gente pantaneira”, comenta.

O filme retrata a grande queimada ocorrida no Pantanal em 2020 e suas consequências para a fauna, flora e moradores que habitam a região. O resultado é um ensaio de 18 minutos que transmite, de forma poética, a resiliência necessária para enfrentar a realidade.

Serviço
Mostra Sesc de Cinema Regional
Quando
: 21, 22 e 23 de novembro
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 - Centro Sul, Cuiabá)
Valor: Gratuito

Mostra Sesc de Cinema Regional - Rondonópolis
Quando
: 21, 22 e 23 de novembro
Onde: Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, S/N - Quadra 197 - Parque Sagrada Família, Rondonópolis)
Valor: Gratuito
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet