Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:38:59
informe o texto

Notícias / Cinema

14/08/2023 às 15:20

IMPERDÍVEL

Cine Teatro exibe curtas que tematizam patrimônio cultural de Cuiabá

Noite inclui apresentação do pianista Arthur Scharneski

Entretê

Cine Teatro exibe curtas que tematizam patrimônio cultural de Cuiabá

Foto: Reprodução

Sete trabalhos audiovisuais que tematizam aspectos arquitetônicos e humanos do patrimônio cultural de Cuiabá serão projetados nessa terça-feira (15) a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá. As exibições, que integram a “Sessão Realizador@s de MT” do projeto “Encontros com Cinema”, têm entrada gratuita e abrem a programação da “5ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá”. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Depois da projeção dos curtas, no foyer do Cine Teatro acontece o anúncio das demais ações da 5ª Semana do Patrimônio Histórico. O anúncio será mediado por Ernani Calhao, presidente da Associação Cuiabana de Cultura Muxirum Cuiabano, pela produtora cultural e arquiteta Thania Arruda e pelo arquiteto Paulo Crispin.

Durante o anúncio, o pianista Arthur Scharneski executará temas musicais que mesclam referências à músicas cuiabanas e à trilhas de filmes. A programação da 5ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá é resultado de parceria entre a Associação Cuiabana de Cultura Muxirum Cuiabano, Grupo ACHC (Amigos do Centro Histórico de Cuiabá), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e CDL Cuiabá.

“Além de privilegiarmos curtas que mostram diferentes espacialidades da paisagem urbana e do Centro Histórico de Cuiabá, os filmes que reunimos nessa sessão colocam em cena personagens que agem, ou que agiram, para a valorização da memória cultural e de diferentes expressões artísticas da cidade”, afirmam Diego Baraldi e Thania Arruda, curadores da sessão.

A programação da 5ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá prossegue até sexta-feira (18), com atividades em diferentes espaços da cidade. Na quinta (17), às 19h no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros será lançado o documentário “Casarões Cuiabanos: Identidade, Amor, História”, dirigido por Anderson Sartori. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Sinopses dos curtas exibidos

P.S.: Glauber, te vejo em Cuiabá (Direção: Glória Albuês. MT. 1986. 15’) - Aproveitando a passagem da Mostra Tempo Glauber, promovida pelo Sesc em 1986 no Teatro da UFMT, os comediantes Liu Arruda (1957-1999) e Meire Pedroso percorrem espaços da cidade de Cuiabá e conversam com pessoas de diferentes extratos sociais e culturais sobre o grande cineasta, televisão, cinema e cultura brasileira. Além da presença saudosa de Dona Lúcia Rocha, mãe de Glauber, o curta faz uma crônica irreverente sobre a Cuiabá de meados da década de 1980 e a relação de seus habitantes com a cultura, em especial com a memória do cinema brasileiro.

Centro Histórico de Cuiabá (Direção: Bill Reino. 2000. 13’) - Documentário produzido pelo IAB-MT, em parceria com diversas instituições que promoveram, no ano de 2000, o Concurso Nacional de Projetos Pró Centro Histórico de Cuiabá. A iniciativa teve a finalidade de instruir as equipes participantes do concurso sobre aspectos relacionados à história da formação do Centro Histórico de Cuiabá, o estado de preservação e a relação com o contexto urbano e social da época. O documentário tem roteiro de Antônio Copriva, com texto de narração produzido por Júlio De Lamonica Freire. A locução é de Gilberto Canavarros.

Arte aqui é mato (Direção: Márcio Moreira. MT. 2001. 14’) - A década de 1970 foi marcada pela efervescência das artes plásticas em Mato Grosso, estimulada principalmente pelo trabalho de duas grandes personalidades de notório reconhecimento no cenário das artes plásticas do país: Aline Figueiredo e Humberto Espíndola. O documentário contextualiza esse movimento nas artes plásticas em Mato Grosso e apresenta artistas e personalidades que até hoje desempenham papel fundamental no campo das artes visuais no Estado.

Resgate: quem está no Centro da América do Sul (Projeto e pesquisa: Wanda Marchetti. Direção: Luiz Marchetti, 2007, fragmento de 7’) - O documentário faz uso de animações, ilustrações, pinturas e som de eletrofolk para comentar dezoito depoimentos de professores, médicos, costureiras, poetas e comerciantes que hoje emprestam seus nomes a escolas, ruas e bairros de Cuiabá, contando, com sotaque forte e vocabulário local, passagens de suas vidas.

Tipos mato-grossenses: Mestre Bolinha (Direção: Leonardo Sant’Ana. MT. 2017. 10’) - Neste episódio da série “Tipos mato-grossenses”, com produção executiva de José Paulo Traven, conhecemos um dos personagens centrais da música produzida em Mato Grosso, o saxofonista João Batista de Jesus da Silva, o Bolinha. Filho de Mestre Albertino, Mestre Bolinha traz a música em seu DNA e marcou gerações com seu talento e simpatia.

Paradiso de Aníbal (Direção: Diego Baraldi. MT. 2023. 20’) - Aníbal Alencastro trabalhou em diferentes salas de cinema em Mato Grosso nas décadas de 1950 e 1960. No presente, ele se recorda de histórias relacionadas ao ofício de projecionista e faz um passeio de carro por fachadas de espaços que abrigaram salas de cinema de rua em Cuiabá.

Licor de Pequi (Direção: Marithê Azevedo. MT. 2016. 15’) - O filme tem poética construída a partir de três gerações de mulheres: uma senhora (Lúcia Palma) guarda a memória do lugar por meio de objetos que juntou durante a vida, mas está esquecendo as palavras; uma jovem poeta (Luana Costa) busca a palavra geradora para escrever seus poemas; já a menina (Flor Leite), em fase de alfabetização, descobre as palavras. Uma conta histórias, a outra escreve poemas, a terceira solta pipas. As três habitam o mesmo espaço urbano, o Centro Histórico da cidade de Cuiabá, com casas abandonadas, casas habitadas e casas restauradas, todas com camadas distintas de memória.

Serviço

Lançamento da programação da 5ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá, com exibição de curtas mato-grossenses que tematizam patrimônio cultural, seguida de apresentação do pianista Arthur Scharneski.
Quando: Terça-feira, 15 de agosto, às 19h.
Onde: Cine Teatro Cuiabá.
Quanto: Entrada gratuita.
Classificação indicativa: livre
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet