Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:50:15
informe o texto

Notícias / Cinema

25/07/2023 às 09:15

ENCONTROS COM CINEMA

Curtas de Salles Fernandes serão exibidos nesta terça no Cine Teatro Cuiabá

O público vai conhecer a origem da lenda do Minhocão do Pari e de quebra assistir o inédito “Tereza de Benguela” em comemoração ao dia nacional da guerreira quilombola

Paulo Henrique Fanaia

Curtas de Salles Fernandes serão exibidos nesta terça no Cine Teatro Cuiabá

Foto: Divulgação

As lendas e figuras históricas de um povo e de uma região moldam a vivência da sociedade e refletem a cultura de cada estado. As vezes essas lendas dão medo e aflição e outras vezes, a história de luta de uma figura histórica traz admiração e orgulho. Se você é daqueles que ama conhecer essas histórias, então corre para o Cine Teatro Cuiabá, pois nesta terça-feira (25), a partir das 19h30 e de forma gratuita, o projeto Encontros com Cinema exibe dois curtas imperdíveis: “O Minhocão do Pari: A Origem da Lenda” e “Tereza de Benguela”.

Os dois filmes são de autoria do cineasta radicado em Mato Grosso Salles Fernandes. Os curtas integram a exibição de filmes da Sessão Realizadores de Mato Grosso, projeto que teve origem em 2017 e que fomenta o audiovisual no estado.

O curta “O Minhocão do Pari - A Origem da Lenda” foi concebido por meio da Lei Paulo Gustavo em 2020. A ideia é contar como se originou uma das maiores lendas de Mato Grosso, levando ao público os protagonistas históricos e imaginários como pano de fundo na narrativa. Filmado em Sorriso, este foi o primeiro curta do cineasta Salles Fernandes, realizado com recursos de editais públicos. A obra foi selecionada para mais de 30 mostras e festivais de cinema brasileiros e internacionais e foi premiado em diversos países.

Para comemorar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra neste 25 de julho, o inédito “Tereza de Benguela” será exibido em corte provisório, para teste de audiência. O filme narra os últimos momentos da líder do maior quilombo de Mato Grosso, o Quilombo do Quariterê, destacando feitos da Rainha Tereza de Benguela na luta pela liberdade de seu povo.

Sobre Salles Fernandes

Nascido na Paraiba, Salles Fernandes reside em Mato Grosso desde 1996. Já morou em Barra do Garças e desde 2001 está reside em Sorriso. Na década de 2000 Salles atuou como repórter e apresentador da TV Sorriso. É um dos fundadores da Associação Cultural Ribalta Sorrisense, entidade responsável pela realização do primeiro Festival de Teatro de Sorriso, que se mantém em ação há 15 anos.

Em 2002 Salles Fernandes realizou o primeiro curta. Em 2008 dirigiu “Sou brasileiro”, obra selecionada para o Festival de Cinema de Gramado-RS. Em 2020 filmou o curta “Mato escravo”. Na sequência vieram “O Minhocão do Pari: a origem da lenda”, “Tereza de Benguela” e “Cumaru”, curta que integra o longa “Histórias Estranhas”.



Serviço
Exibição de curtas de Salles Fernandes, seguida de conversa com o cineasta.
Quando: Terça-feira (25 de julho de 2023), às 19h30.
Onde: Cine Teatro Cuiabá.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: 10 anos.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet