Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
12:23:44
informe o texto

Notícias / Artes visuais

13/09/2022 às 17:34

Gervane de Paula protagoniza exposição solo no Rio de Janeiro nesta semana

Cuiabano é conhecido por ser contundente em sua produção artística: "arte é para quem não tem medo"

Priscila Mendes

Gervane de Paula protagoniza exposição solo no Rio de Janeiro nesta semana

Foto: Fred Gustavos

O cuiabano e reconhecido artista visual Gervane de Paula protagoniza, entre esta quarta-feira (14) e domingo (18), uma exposição solo na ArtRio, no Rio de Janeiro (RJ).

Gervane é defensor das artes visuais mato-grossenses desde a década de 1970, sempre promovendo uma arte desafiadora e contundente, seja pelos materiais, seja pelas temáticas abordadas. Para ele, “arte é para quem não tem medo”. O artista aborda o racismo, o desmatamento, a violência urbana, a misoginia, a desigualdade social, entre outros.

Na parceria entre a Aura Galeria e o MT Projetos de Arte para a promoção da carreira de Gervane de Paula, uma das obras apresentadas no stand da ArtRio 2022 aborda a questão racial.

A pintura “Artista Negro Galerista Branca”, de 2018, gerou uma mesa redonda para discutir as tensões derivadas da crescente inserção de artistas negras e negros em um cenário predominantemente branco. “Quais ações e posicionamentos devem ser tomados para extinguir os abismos raciais no Brasil?”, questiona a proposta.

A reflexão norteará um debate no sábado (17), às 18h, com participação da curadora Vivian Crockett, do New Museum, de Nova York; de Igor Simões, curador e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; e de Nei Vargas, diretor da Aura Galeria, na mediação do encontro.

Serviço:
Exposição solo do artista Gervane de Paula
Período: De 14 a 18 de setembro
Horário: Das 13h às 21h, de quarta a sábado, e domingo, das 12h às 20h
Local: Pavilhão Terra, Stand D11 da ArtRio - Marina da Glória - Rio de Janeiro (RJ)

Fotos: Fred Gustavos

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet