Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:39:36
informe o texto

Notícias / Patrimônio

21/09/2022 às 11:11

História e frescor: saiba mais sobre a figueira centenária na Praça Alencastro

A árvore tem cerca de 20 metros de altura e seu nome científico é Ficus elastica Roxb. ex Hornem

Gabriella Arantes

História e frescor: saiba mais sobre a figueira centenária na Praça Alencastro

Foto: Gabriella Arantes / Leiagora

Quem passa pelo centro Cuiabá já deve ter visto a centenária figueira localizada na Praça Alencastro. A tradicional árvore é usada como casa para os animais e abrigo para as pessoas que querem se proteger do sol escaldante da capital mato-grossense.

A Ficus elastica Roxb. ex Hornem - nome científico - tem cerca de 20 metros de altura, é também conhecida como falsa seringueira e é originária da Ásia (mais especificamente da Índia, Malásia e Indonésia). A espécie foi a primeira usada para extrair látex (borracha).

O autônomo Bruno da Silva é uma das pessoas que usufriu da sombra que a árvore proporciona. Ele é natural do Rio de Janeiro (RJ) e ficou encantado com a beleza da figueira. “Quando eu vim aqui falar ao telefone, fiquei embaixo da árvore por conta da sombra e do frescor. Acho que a gente sempre tem a necessidade de buscar uma árvore para se sentir mais à vontade”.





O operador de produção, Douglas Mendes, também aproveitou a sombra para fazer um lanche. Ele brinca que, se a figueira falasse, teria muitos relatos para contar aos cuiabanos. “Ela poderia contar muitas histórias do começo de Cuiabá, como foi. Meu pai conta muito e minha avó, como era antigamente a cidade. Então, estas árvores muito antigas têm muitas histórias".

Além da falsa seringueira, a palmeira imperial e a sete copas também fazem parte da praça que foi inaugurada na capital em 1882.

A figueira centenária evidencia como a preservação é importante. Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A data serve para conscientizar a população da importância de preservar, já que elas têm um papel fundamental para a vida no planeta.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet