Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:03:24
informe o texto

Notícias / Artes

25/10/2022 às 19:06

Orquestra CirandaMundo e Espaço Roda unem concerto e dança no palco do Zulmira

Espetáculo será neste sábado e a entrada são 2kg de alimentos não perecíveis

Entretê

Orquestra CirandaMundo e Espaço Roda unem concerto e dança no palco do Zulmira

Foto: Henrique Santian / Seu 7

A parceria artística entre a Orquestra Ciranda Mundo e o Espaço Roda resultou no espetáculo “Roda Mundo”, que será apresentado neste sábado (29), às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros. Os temas musicais executados pela orquestra serão abrilhantados por seis trabalhos coreográficos inéditos. A entrada solidária são 2 quilos de alimento não perecível.

“É a primeira vez na história da dança de Mato Grosso que uma orquestra trabalha com coreografias autorais. São músicas consagradas com números coreográficos inéditos. Estamos muito felizes e ansiosos com esse encontro. E nos sentimos desafiados, porque coreografar para uma orquestra não é nada fácil”, revela Rafael Cerigato, diretor pedagógico do Espaço Roda.

Sobre o projeto, o
maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda, explicou que“Roda Mundo diz um pouco acerca dos dois grupos, das linhas de trabalho e do que a gente acredita. Ciranda é uma roda, é uma dança de roda, é um universo de experimentações, de vivências, e o Espaço Roda também trabalha nessa linha, utilizando a arte como ferramenta de desenvolvimento social, sociocultural e humano”.

A ideia inicial, levantada por Cerigato, era fazer apenas uma participação em uma apresentação da orquestra. “Nossa proposta era que a orquestra tocasse o segundo movimento da sétima sinfonia de Beethoven, que era uma coreografia que a gente já trabalhava. Então, o maestro Murilo foi muito generoso e ofereceu a possibilidade de realizar um concerto para que pudéssemos fazer mais”, relembra Rafael.

O repertório musical conta com grandes clássicos, como as Danças Húngaras, de Johannes Brahms; as Danças Eslavas, de Antonin Dvorak; a Sinfonia nº 7, de Beethoven; a Dança dos Comediantes, de Bedrich Smetana; a Dança do Sabre, de Aram Khachaturian; além de números musicais de duas peças do dramaturgo alemão Bertold Brecht, ambos assinados por Kurt Weill.

Esta é a segunda apresentação da temporada artística da Orquestra CirandaMundo e faz parte da Série Cerrado. “Aproveitamos a temporada artística para homenagear os três biomas e as quatro regiões do estado com os nomes das séries de concerto: Araguaia, Cerrado, Amazônia e Pantanal. Na série Cerrado trabalhamos mais com o repertório tradicional de orquestra, sejam as grandes obras, as sinfonias, as suítes, os concertos, as aberturas, os poemas sinfônicos”, detalha Murilo Alves.

Além do repertório tradicional de orquestra, as outras séries trabalham com música popular, regional e contemporânea. “Tentamos ser o mais abrangente possível para que os professores e alunos possam ter vivências significativas e contato com repertórios diferenciados, por isso a divisão em séries”, complementa o maestro.

Serviço:
Concerto
“Roda Mundo”, comOrquestra CirandaMundo e Espaço Roda
Data: Sábado (29), às 20h
Local: Teatro Zulmira Canavarros
Ingresso: Doação de 2 kg de alimento não perecível

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet