Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:38:44
informe o texto

Notícias / Artes visuais

02/12/2022 às 17:41

Babu 78 volta a Cuiabá e 'ocupa' duas exposições com visitação gratuita

Na Galeria Origens, neste sábado, ainda haverá exibição de documentário em homenagem ao grafiteiro

Entretê

Babu 78 volta a Cuiabá e 'ocupa' duas exposições com visitação gratuita

Foto: Divulgação

Atualmente residindo na cidade de São Paulo, o artista plástico Babu 78 está de passagem por Cuiabá, para uma curta temporada repleta de novidades: são três projetos, que mostram todo o talento e a versatilidade do cuiabano.

Um desses projetos é o documentário “Identidade: Babu 78”, dirigido por Leonardo Sant’Ana e produzido pela Terra do Sol Filmes. O curta-metragem mostra a trajetória, o estilo de vida, a obra e as inúmeras conquistas do grafiteiro que se consolidou como um dos principais expoentes das artes visuais de Mato Grosso.

Além do documentário, Babu 78 está com a exposição “Ocupação A Caráter” em cartaz, no espaço anexo à Galeria Tugore (também conhecida como galeria Origens), e também integra a exposição coletiva "À Flor da Pele: A arte negra no Museu", em exibição no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), até janeiro de 2023.

Na Galeria Origens, a "Ocupação A Caráter" fica aberta até o dia 31 de dezembro, com direito a exibição do documentário sobre a vida do artista neste sábado (3).

Paralelamente à exposição, também serão realizadas oficinas de customização de roupas, o lançamento de uma gravura e a confecção de um painel coletivo. A programação completa está no perfil do Instagram do artista (@seteoito) e da galeria (@galeriaorigens).

O curta-metragem, que começou a ser produzido em 2020, conta com depoimentos de amigos, familiares, críticos e estudiosos de arte. No documentário, é possível conhecer um pouco da trajetória do artista, que começou a se destacar na cena cultural cuiabana, até alcançar conquistas como o Prêmio Pipa, um dos mais importantes das artes visuais no país.

“Eu vim pra Cuiabá só pra votar, era pra ser algo bem rápido. Chegando aqui, eu não esperava fazer uma outra exposição ou que eu ia pintar as coisas que estou pintando. É uma discussão mais intimista, estou pintando as pessoas do meu bairro, meus parentes, peles negras, corpos periféricos, em uma galeria chique. E eu estou muito emocionado com o documentário, que também diz muito sobre tudo isso”, sintetiza.

Antes de se mudar para São Paulo, no começo deste ano, Babu foi um dos vencedores do prêmio Jejé de Oyá, que destacou a trajetória de personalidades negras em Mato Grosso. Um grande reconhecimento da obra e do talento do premiado grafiteiro. Ele também é um dos poucos artistas do estado a figurar na Enciclopédia Itaú Cultural, que reúne artistas de grande representatividade, das mais diversas regiões do País.

Serviço:

Exposição: Ocupação A Cárater

Data: Até 31 de dezembro de 2022
Horários: Segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das9h às 12h

Local: Galeria Origens (R. Corsino Amarante, 1150 - Duque de Caxias, Cuiabá)
Informações: (65) 9975-3105

Exposição: À Flor da Pele: A arte negra no museu
Local: MACP (Universidade Federal de Mato Grosso)
Data: até janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet