Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:38:20
informe o texto

Notícias / Cinema

26/10/2022 às 12:41

Documentário sobre o artista urbano Babu 78 estreia nesta quinta no Cine Teatro Cuiabá

Além do homenageado, narram as próprias perspectivas nomes como DJ Spinha, Edson Tattoo, o rapper Linha Dura e os críticos de arte José Serafim Bertoloto e Aline Figueiredo

Entretê

Documentário sobre o artista urbano Babu 78 estreia nesta quinta no Cine Teatro Cuiabá

Foto: Divulgação

O Cine Teatro Cuiabá será a casa do lançamento de um novo curta-metragem: “Identidade: Babu 78”, dirigido por Leonardo Sant’Ana e produzido pela Terra do Sol Filmes. A estreia será nesta quinta-feira (27), às 19h30, com entrada franca. O filme apresenta um registro da vida e obra de um dos principais expoentes das artes visuais mato-grossenses, Adão Silva, o artista urbano Babu 78.

O cineasta Leonardo Sant’Ana já dirigiu documentários sobre importantes personalidades mato-grossenses, como Augusto Leverger (Barão de Melgaço), Mestre Bolinha, Antônio Mulato e Sarita Baracat. E acrescenta um carinho especial pela obra mais recente.“Considero este o meu melhor trabalho em termos de linguagem, conteúdo, mensagem e estética. É um material pelo qual tenho muito orgulho. E o Babu é um cara acima da média, que merece um material como esse”, revela.

Quem também se mostra empolgado com o resultado da obra audiovisual é o próprio Babu 78. “Assisti uma única vez e fiquei emocionadíssimo. E vou ficar novamente. Quero que as pessoas do meu bairro vejam isso porque é uma possibilidade legal na vida de todo mundo, de existir dentro dos sonhos que acreditam”.

Além de Babu, o curta conta com depoimentos de pessoas próximas, como familiares e amigos, bem como estudiosos de sua obra. Entre os depoentes, destacam-se os artistas DJ Spinha, Edson Tattoo e o rapper Linha Dura, além de intelectuais, como os críticos de arte José Serafim Bertoloto e Aline Figueiredo.



Por se tratar de uma temática urbana, o diretor aposta em uma linguagem cinematográfica que dialogue com este conteúdo. “Esse vínculo do grafite com o hip-hop me deu a possibilidade de fazer um documentário com uma linguagem mais contemporânea. Eu tive a pretensão de tentar fazer uma Ópera Rap, não sei se consegui, mas a ideia era essa”, comenta Leonardo Sant’Ana.

O ritmo narrativo é construído a partir de cenas curtas com cortes em diálogo com a trilha sonora, composta por DJ Spinha. O ritmo ainda é dinamizado por meio de conversas espontâneas entre Babu e outras pessoas e até pelo registro de uma batida policial enquanto o artista realizava uma intervenção urbana em uma movimentada avenida de Cuiabá.O documentário também não abre mão de algumas convenções, como o uso de acervo fotográfico e matérias jornalísticas, além das tradicionais entrevistas.

A exibição integra o projeto “Encontros com cinema”, do Cine Teatro Cuiabá. Depois da projeção, o público poderá participar de uma conversa com o homenageado Babu 78 e o diretor Leonardo Sant’Ana. Com produção executiva de José Paulo Traven e equipe composta integralmente por profissionais de Mato Grosso, o documentário foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

A classificação indicativa é de 12 anos.

Babu 78

Adão Silva Segundo é nome de registro daquele que viria a ser um dos mais reconhecidos grafiteiros de Mato Grosso. Mas a assinatura que tomou muros, painéis, galerias e se notabilizou na história da arte mato-grossense foi a de Babu 78.

“O trabalho dele é muito forte, com críticas sociais contundentes. Consegue revisitar vários artistas, desde nomes consagrados na história da arte até os mato-grossenses mais contemporâneos. A arte do Babu o identifica. É da essência do grafiteiro apresentar seu trabalho em ambientes externos, isso faz parte da identidade do artista urbano. E ele já está com a assinatura na cidade toda, então dispensa apresentações”, avalia o crítico de arte Serafim Bertoloto.

Babu não ficou restrito aos muros cuiabanos. Sua obra rodou o Brasil e ganhou uma série de prêmios, como o segundo lugar no Prêmio Pipa 2018, considerado uma das principais janelas para a arte contemporânea brasileira. Hoje seus trabalhos transitam com naturalidade entre galerias, museus e espaços urbanos.

Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Leonardo Sant’Ana
Produção Executiva: José Paulo Traven
Direção de Produção: Anna Magalhães
Direção de Fotografia: Kelven Queiroz
Pesquisa: Túlio Paniago
Produção e Arte: Giulia Costa
Drone e Segunda Câmera: Aldenor “Camelo” Camacho
Som Direto: Décio Soares
Assistente de Câmera: Ederson Lucas
Maquinista: Edson “Bacana” Jesus
Eletricista: Eder Zorteia
Motorista: Alexandre Mata
Locação de Luz e Maquinário: Infinity Locadora
Montagem: Murilo Nascimento e Leonardo Sant’Ana
Motion Graphics e Finalização de Imagens: Mns Filmes
Colorista: Murilo Nascimento
Sound Design e Masterização: Eduardo Lehr
Trilha Sonora Original: DJ Wander Spinha
Foley e Finalização de Áudio: Orelha de Gato Sounds

Serviço:
Estreia do documentário “Identidade: Babu 78”

Data: Quinta-feira (27), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: Gratuita
Observação: A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet