Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:12:16
informe o texto

Notícias / Turismo

22/12/2022 às 15:08

Instituto desenvolve projeto para a retomada do Caminho de Santana

O circuito de caminhada de longa distância na natureza busca refazer o trajeto da imagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, realizada em 1779

Entretê

Instituto desenvolve projeto para a retomada do Caminho de Santana

Foto: Geraldo Lúcio

O Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação) está desenvolvendo um projeto a fim de retomar o antigo roteiro do “Caminho de Santana”, com a implantação de uma trilha ecoturística, histórica, cultural e religiosa entre as unidades de conservação ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Segundo a assessoria do instituto, uma equipe técnica fez, na quarta-feira (21), o percurso de quatro horas, partindo da Comunidade Rio dos Médicos até o município de Chapada, para conferir a viabilidade da trilha.

A finalidade do projeto “Caminhos de Santana” é salvaguardar e resgatar a viagem da imagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana, na cidade de Chapada dos Guimarães. Além da cultura e história, a ideia é preservar a beleza ambiental e promover o turismo e a economia criativa.

Para que isso aconteça, está sendo feito o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social, em um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque para a prática de esportes não competitivo, lazer, cultura e de peregrinação, com interação entre as comunidades locais envolvidas e comercialização direta do agricultor familiar.

Ainda colocará à disposição de fiéis católicos refazer a trilha percorrida no século 18 com a imagem de Santana, inspirando-se no Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar de peregrinação, localizada na Europa.

“No que se refere à oferta de produção associada ao turismo, a trilha Caminho de Santana será um atrativo ímpar para Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Os agricultores familiares e moradores das comunidades tradicionais poderão oferecer café da manhã, refeições e realizar exposição e venda de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães), artesanato e manifestações culturais e de economia criativa, oferecido aos caminhantes”, destaca o consultor do projeto, Jaime Okamura.

O projeto Caminhos de Santana foi idealizado pela Associação da Região Turística de Cuiabá e Várzea Grande (Astur/MT) e conta com a realização do Instituto Inca, por meio de emenda parlamentar via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Também conta com a parceria da Fecomércio/MT, da Empaer-MT, da Comunidade Rio dos Médicos, Icthus Soluções em Turismo Ltda e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.

Com assessoria

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet