Cuiabá, domingo, 05/05/2024
01:49:06
informe o texto

Notícias / Diversidade

21/04/2023 às 16:33

Bairro de Chapada dos Guimarães promove Dia dos Povos da Aldeia Velha neste sábado

Programação é gratuita e conta com diversas expressões culturais indígenas e quilombolas

Priscila Mendes

Bairro de Chapada dos Guimarães promove Dia dos Povos da Aldeia Velha neste sábado

Entre as atividades, haverá pintura corporal

Foto: Acervo Funai

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o bairro Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães, promove neste sábado, dia todo, o ‘Dia dos Povos da Aldeia Velha’, em reconhecimento a quem já estava e primeiro chegou na região, primeiro povoado da cidade, cujo núcleo surgiu em 1736, na então Sant’Ana de Chapada.

O evento é gratuito, será realizado na quadra de esportes do bairro Aldeia Velha e contará com uma programação diversificada, que inclui oficinas, exposições, gastronomia e debates, além de shows no período noturno, como da cantora Pacha Ana e da banda Swing Novo”. A programação vai das 8h30 às 22h30.

As culturas e tradições dos povos indígenas serão valorizados, seja por atividades lúdicas voltadas para crianças, seja por ações como plantio de mudas, oficina de produção de cestos com palha de buriti, pintura corporal, mostra de curtas, até a promoção da 1ª Corrida de Tora de Buriti, inspirada na prática esportiva Xavante.

A organização do evento é de iniciativa da Oca Ponto de Cultura, Casa Aldeia e Cafua Espaço Cultural e demoradores do bairro Aldeia Velha. A ação é patrocinada pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães, com apoio de empresas locais. Mais informações: (65) 9 9332-2857 (cineasta Luiz Borges).

Confira a programação completa:

7h - Café com Mudas
Café da manhã comunitário, a partir de produtos da cultura indígena e quilombola, seguido pelo plantio de 100 mudas de árvores nas vias públicas do bairro, no entorno da quadra de esportes.

8h – Manhã de Lazer – Coordenada pela diretora e atriz Fernanda Marimon, a atividade é voltada para o público infantojuvenil, com contação de histórias indígenas e quilombolas e brincadeiras de práticas indígenas como cabo de força Bakairi.

Das 8h às 11h e das 13h às 15 - Oficina de Cestaria: Produção de cestos de palha de buriti, ensinada pelo professor Vavá Xavante. Número de vagas: 20.

10h – Apresentação de dança dos alunos do Espaço Fernando Pael

Das 11h às 22h – Feira Gastronômica e cultural
Uma feira ocorrerá durante todas as atividades do evento, comercializando produtos alimentícios e bebidas de pequenos empreendedores do bairro e da região. Haverá venda de artesanatos também, inclusive de produção indígena.

Para garantir o clima aconchegante, os visitantes são convidados a levar cadeira de praia e, para um cochilo após a refeição, levar canga para se deitar no gramado do entorno da quadra e acompanhar a programação.

Das 13h às 16h – Práticas de Pintura Corporal
Oficina de técnicas e desenhos indígenas para pintura corporal ao público em geral e os participantes da corrida de tora. Instrutores: Jô Pareci e Lucila Ticuna. Há 20 vagas.

15h30 – Roda de conversa: “Identidades culturais no processo cultural e do desenvolvimento da Aldeia Velha e da Chapada dos Guimarães”. Coordenação: professor doutor Luiz Borges.

Convidados:

Rafael Nunes, biólogo que trabalha na defesa de áreas protegidas, incluindo territórios indígenas e de povos e comunidades tradicionais.

Antonieta Luísa Costa, do Centro Cultural da Casa da Pretas, ativista na luta do povo negro em Mato Grosso

Das 16h às 17h30 - 1ª Corrida de Tora de Buriti
Atividade destinada a homens e mulheres adultos, organizados em duplas e quadras, carregando troncos de buriti, partindo da quadra de esportes e percorrendo ruas do bairro Aldeia Velha. É necessário se inscrever pelo telefone (65) 9 9332-2857 e chegar com duas horas de antecedência para as pinturas corporais. Os vencedores em cada categoria terão direito a uma premiação especial.

17h30 - Premiação da Corrida de Toras e apresentação musical e de dança

Das 17h às 20h - Oficina livre de Arqueria
As pessoas que quiserem participar serão iniciadas ao arco e flecha. Instrutor: Prof. Enymar Ataíde, da Chapada Aventura.

18h - Mostra “Curta Aldeia”
Serão exibidos 4 curtas metragens mato-grossenses de temática indígena e quilombola sem restrição de idade, sob curadoria do cineasta Luiz Borges.

19h - Show de Glaucos Kaballah

19h40 – Show de Pacha Ana

20h20 – Apresentação do grupo de dança “Elementares”, formado por quilombolas da Lagoinha de Cima e da Lagoinha de Baixo.

21h – Show da banda Swing Novo (rasqueado e lambadão)

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet