Cuiabá, domingo, 05/05/2024
02:34:55
informe o texto

Notícias / Diversidade

30/04/2023 às 15:21

Prêmio Jejé de Oyá 2023 homenageia e reverencia expoentes negros da sociedade cuiabana

Cerimônia foi realizada no Teatro Zulmira Canavarros, seguida de uma festa à altura

Entretê

Prêmio Jejé de Oyá 2023 homenageia e reverencia expoentes negros da sociedade cuiabana

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

O palco do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros sediou, nesse sábado (29), a edição 2023 do Prêmio Jejé de Oyá. O evento promoveu uma linda festa com homenagens e premiações a personalidades negras que ajudaram a construir a história da capital mato-grossense. Neste ano, além dos 10 expoentes eleitos, outros quatro receberam Moções de Aplausos.

O Prêmio Jejé de Oyá tem como objetivo reconhecer os personagens negros de Cuiabá e da Baixada Cuiabana pelas histórias de luta, resistência, produção independente, capacidade criativa, empreendedorismo comercial e cultural, conhecimento educacional científico, merecimento e pertencimento étnico-racial. As escolhas foram feitas por meio de um júri técnico.


“Jejé é uma personalidade da cultura cuiabana, da cultura mato-grossense. Lutou contra o preconceito social numa época muito difícil. Por tudo que ele representa como carnavalesco, colunista e como uma pessoa, merece ser sempre reverenciado”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Comprometimento, profissionalismo, competência e papel social estão entre os pontos avaliados para eleição dos premiados. Para esta edição, foram criados dois tipos de reconhecimentos: o primeiro homenageou pessoas que se destacam pelos serviços voltados à sociedade e o segundo premiou, via indicação e escolha dos jurados, dez figuras negras notáveis em dez categorias.

Entre as personalidades homenageadas neste ano estava o secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo, que há mais de 30 anos dá vida ao personagem negro e cuiabano “Lau”. "Estou há três décadas trabalhando, enfrentando as dificuldades, abrindo portas para que outras pessoas também tenham a mesma oportunidade e colhendo os bons frutos que a cultura me deu. Então, é um privilégio fazer parte desse momento, sendo homenageado com uma premiação que leva o nome de uma pessoa fundamental para a história, cultura, e para a sociedade cuiabana”, celebrou.

O Prêmio Jejé de Oyá é uma realização do Instituto Themis MT, com produção executiva da Bemtivi Academia de Arte. Conta com apoio da Comissão da Igualdade Racial da OAB/MT, do Colégio Fato, da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Assembleia Social, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, do Grupo Vanguard, do Bar da Lagoa e da Holambelo Cuiabá.


Na apresentação, a multiartista Geo e o jornalista Elias Neto. Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

Jejé de Oyá

José Jacintho Siqueira de Arruda, colunista social, alfaiate e carnavalesco, filho biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira, nasceu em Rosário Oeste em 3 de junho de 1934 e, ainda criança, foi acolhido em Cuiabá na casa de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano, onde foi adotado por Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva.

Figura histórica do carnaval cuiabano, desfilou nos bailes, clubes, blocos e avenidas da cidade nos carnavais de 1954 a 2010. Participou de grandes e importantes momentos da história social e política mato-grossense. Jejé, como era conhecido desde criança, marcou sua época como símbolo maior da luta contra o preconceito racial e sexual.

Ganhou a simpatia da capital sendo eleito em consulta popular do jornal Diário de Cuiabá como a personalidade que tinha a “cara da cidade”. Entre outras honrarias públicas, foi condecorado como Comendador do Comércio Mato-grossense e, após seu falecimento em 11 de janeiro de 2016, em sua residência em Cuiabá, o governo do Estado de Mato Grosso sancionou uma lei reconhecendo o decano Jejé de Oyá como Patrono do Colunismo Social Mato-grossense.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet