Cuiabá, domingo, 05/05/2024
23:10:43
informe o texto

Notícias / Diversidade

12/05/2023 às 18:34

Cuiabá tem Caminhada Negra na manhã deste 13 de maio

Produção ocorre simultaneamente em 22 municípios brasileiros

Priscila Mendes

Cuiabá tem Caminhada Negra na manhã deste 13 de maio

Foto: Tita Mara Teixeira / G1

Este sábado é 13 de maio, dia da assinatura da lei Áurea pela princesa Isabel, em 1808, determinando, numa canetada, o fim da escravidão no Brasil. Obviamente, os problemas que envolvem os negros no país não desapareceram. E, por esse motivo, celebrar a data ainda gera divergências dentro do próprio movimento negro.

Mas foi um passo importante. E por isso, haverá caminhadas negras em 22 cidades brasileiras, apresentando narrativas por meio do olhar do protagonismo negro, revelando novos lugares, personagens e culturas negras, passando pelo passado, presente e futuro. E Cuiabá é uma dessas cidades. Haverá caminhada partindo do Monumento dos Bandeirantes, na avenida Coronel Escolástico, às 9h deste sábado (13). Para participar, é necessário se inscrever por este link e o custo desse passeio guiado pela história negra cuiabana é de R$ 50,00.

O projeto “13 de maio e os dias depois” é organizado pela plataforma de afroturismo Guia Negro, em articulação com parceiros de cada cidade e com apoio da Copastur. A intenção é contar o que aconteceu após a abolição inconclusa da escravatura no país em 13 de maio de 1888.

As histórias negras das cidades brasileiras foram apagadas sistematicamente pelo racismo estrutural, que nega e minimiza a contribuição dos povos que vieram do continente africano para a cultura brasileira.

“Essa é a primeira vez que teremos caminhadas contando narrativas negras em mais de vinte cidades do país ao mesmo tempo. É um marco histórico, que mostra que a presença e contribuições negras estão por todas as partes”, diz o fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias.

Ele defende ainda que a segunda abolição vem a partir do momento em que as pessoas negras retomam suas narrativas e as contam com o devido protagonismo. “O direito à memória das nossas histórias, personagens e cultura negra é a sonhada liberdade de quem faz parte da diáspora africana e ainda luta por terras, moradia, educação e condições igualitárias na sociedade”, afirma.

Além de Cuiabá, haverá no mesmo dia e horário caminhadas negras em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Ouro Preto (MG), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), Olinda (PE), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Macapá (AP), Brasília (DF), Corumbá (MS), Campo Grande (MS), Santo Amaro (BA e Boipeba (BA).

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet