Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
23:29:47
informe o texto

Notícias / Cinema

27/06/2023 às 14:36

Filme de Mato Grosso vence categoria no Festival de Cinema FALA São Chico

Cerimônia de Premiação encerrou a programação na CineTenda à beira-mar, na Praia da Enseada

Entretê

Filme de Mato Grosso vence categoria no Festival de Cinema FALA São Chico

Foto: Divulgação

Os filmes Nunca Pensei Que Seria Assim, de Meibe Rodrigues, e Esquecimento, de Uri Bezerra Soares, são os ganhadores do II Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023. A Cerimônia de Premiação e Encerramento, na noite de sábado (24) na CineTenda, teve apresentação de Alissa Azambuja, diretora de Comunicação da Associação Cultural Panvision, e Marilha Naccari, diretora de Programação da Associação Cultural Panvision. O Festival encerrou com a exibição do documentário longa-metragem convidado, Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente.

Na Mostra Infantojuvenil, o Melhor Filme pelo Júri Oficial é Esquecimento, de Uri Bezerra Soares, de Cuiabá/MT. E, pelo Júri Popular, a animação Flores da Macambira, realizada por crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira, de Lagoa Nova/RN.

Nunca pensei que seria assim, foi o ganhador do Melhor Filme da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos pelo Júri Oficial. Na escolha do público, o Melhor Filme do Júri Popular é Mulheres de São Chico, de Ney Inácio, produção local de São Francisco do Sul. Além do prêmio oficial, o júri também concedeu o Prêmio Especial Personagem a Bruno Joanne, de Allan Constancio, de Curitiba/PR.

A organização do Festival decidiu ainda que o filme colombiano Chagra de la Vida - El Camino de las Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua, irá compor a programação do 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023.

A justificativa dos jurados para a escolha de Esquecimento como Melhor Filme na categoria Infantojuvenil realçou o olhar profundo e atencioso, a inocência e pureza traduzidas em imagens singelas e bem construídas. "Neste filme observamos uma plantinha sendo regada, mas o que germina além da plantinha é a experiência de afetos que não queremos esquecer", relata. O Júri Oficial foi formado por Cristiano Gomes, Kátia Klock, Marianna Corrêa, Marx Vamerlatti e Sergio Anansi.

“Esse prêmio é da minha família, da minha cidade, do meu estado, minha universidade e do meu irmão Miguel. Eu juro que não imaginava receber um prêmio assim tão cedo”, comemorou Uri Bezerra, ao lado do pai no palco. Ele também relatou sobre a emoção ao, após exibir seu filme na sessão infantojuvenil na EEB Prof. Nicola Baptista — para um público na faixa dos seis anos de idade —, uma das crianças vir até ele elogiar seu trabalho.

Os filmes vencedores receberam o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador de empresas parceiras, no valor total de quase R$ 50 mil.

Ao todo, o FALA São Chico exibiu 26 filmes de nove países, selecionados entre quase 400 inscritos. A programação incluiu apresentações artísticas culturais, Palco Aberto, Feira Junina, 40 horas de oficinas da Formação FALA São Chico e ações da Prefeitura nas Comunidades. Além da CineTenda, o Festival também ocorreu nos espaços da EEB Professor Nicola Baptista e no Instituto Federal Catarinense.

O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Acompanhe como foi o Festival no site https://falasaochico.com.br/ e nas redes sociais @falasaochico.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet