Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:25:18
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

05/07/2023 às 16:03

Conferência do Plano Municipal de Cultura acontece no próximo dia 15 de julho

Nesse encontro, serão analisadas as propostas para a elaboração e aprovação do texto final do Plano

Entretê

Conferência do Plano Municipal de Cultura acontece no próximo dia 15 de julho

Foto: Emanoele Daiane/ Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer convoca Artistas, Produtores Culturais e Gestores de Entidades, Espaços Culturais e Sociedade civil em geral para a Conferência do Plano Municipal de Cultura, que será realizada na próxima semana, 15 de julho, a partir das 8h. A Conferência terá a finalidade de aprovação do Plano Municipal de Cultura onde todos os participantes terão direito a voz e voto. Nesse encontro, serão analisadas as propostas para a elaboração e aprovação do texto final do Plano Municipal de Cultura.

As três primeiras fases foram concluídas, incluindo a criação do portalhttp://cultura.cuiaba.mt.gov.br/ em setembro de 2022, onde foram recebidas mais de 400 contribuições dos segmentos culturais e da sociedade. Além disso, três fóruns temáticos presenciais foram realizados em novembro, com a participação de diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar propostas, principais demandas e necessidades do setor, além de ampliar as informações e promover debates.

Mediante a aprovação dos participantes na Conferência Municipal de Cultura, o projeto de lei será enviado ao Jurídico da Prefeitura para ajustes e adequação oficial. Em seguida, o projeto será encaminhado para a aprovação do Executivo Municipal e, posteriormente, será enviado para a aprovação dos vereadores na Câmara Municipal de Cuiabá, conforme detalhou o representante da empresa responsável pela parte organizacional do Plano Municipal de Cultura, Adriano Souza.

Neste primeiro semestre de 2023, todas as informações apresentadas foram compiladas e incluídas na Minuta do Plano Municipal, que ficou disponível no portal para acesso da população até o início deste mês. Nessa fase, os interessados conseguiram acessar, ampliar, fazer novas sugestões ou reparar algumas já feitas.

"É a primeira vez que Cuiabá coloca em discussão a elaboração de um plano que irá proporcionar a efetivação de políticas públicas. Estamos muito contentes e temos a certeza de que, ao final, será criado um programa dentro da realidade de cada setor envolvido", finalizou o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

O chamamento foi publicado por meio da Portaria Municipal, nº 0018/2023, na edição do Gazeta Municipal desta quarta-feira (5).

Plano Municipal de Cultura- O Plano Municipal de Cultura é parte integrante do Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas culturais entre os entes federados e a sociedade civil. Seu principal objetivo é fortalecer as políticas culturais da União, estados, Distrito Federal e municípios. O plano é um dos dispositivos obrigatórios do Sistema Nacional de Cultura e sua construção é baseada na lei federal nº 12.343/2010 e na estadual nº 10.363/2016, que aprovam o Plano Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, respectivamente.

Prefeitura de Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet