Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
02:29:41
informe o texto

Notícias / Cinema

12/07/2023 às 11:30

Mês de julho tem programação de cinema para grandões e baixinhos no Sesc Arsenal

Além do “CineSesc” e “Sessão Pipoca”, diversas produções serão exibidas no “Arsenal de Curtas”

Paulo Henrique Fanaia

Mês de julho tem programação de cinema para grandões e baixinhos no Sesc Arsenal

Foto: Divulgação

Neste mês de julho, a programação do “CineSesc” e da “Sessão Pipoca” estão recheados de filmes incríveis para fazer a alegria de toda a família, dos grandões aos baixinhos, que frequentam o Sesc Arsenal em Cuiabá. Com filmes clássicos emocionantes, curtas animados e até comédia nacional, o público vai poder curtir as sessões em dois horários, as 17h e as 19h.

O destaque do mês fica com as histórias encantadoras que serão exibidas no “Arsenal de Curtas”, uma sessão especial que reunirá produções infantis em filmes de curta-metragem. Ao todo serão exibidas seis obras em diferentes dias, todas a partir das 17h.

Quando o assunto é longa-metragem, os destaques ficam com as obras “Tempos Modernos” e “Luzes da Cidade”, dois clássicos da carreira do imortal Charles Chaplin. Também entra em cartaz “A Felicidade Não Se Compra”, filme que até os dias atuais é considerado uma das obras mais inspiradoras do cinema.

Confira as sinopses e a programação completa.

Miúda e o Guarda-Chuva

Uma garotinha, uma planta carnívora e um exército de formigas. A animação do diretor Amadeu Alban utiliza desses três elementos para trazer diálogos sobre vida e morte de forma poética e fantasiosa. Os traços infantis, juntamente com as reflexões, prometem encantar o público de todas as idades.

Disque Quilombola

O diretor David Reeks retrata a infância em uma comunidade no Espírito Santo, através dos olhos das próprias crianças.

A obra traz uma discussão entre infância, educação e a cultura quilombola.

Menina Espantalho

O curta-metragem conta a história de Luzia, uma menina que mora no campo com os pais e o irmão Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia manifesta seu desejo em acompanhá-lo. Porém, a garotinha é impedida por seu pai autoritário, que a obriga cuidar da plantação de arroz. Mesmo com os obstáculos, Luzia irá encontrar outra maneira de aprender a ler

Vivi Lobo e o Quarto Mágico

Adaptado de um livro ilustrado de mesmo nome, ‘Vivi Lobo e o Quarto Mágico’ surgiu do trabalho de conclusão de curso da autora e diretora Isabelle Santos. A criadora das obras revela que a história é um diálogo sobre liberdade, equidade de gênero, protagonismo feminino e infantil. Vivi Lobo é uma menina de 9 anos que conhece mulheres incríveis através do seu quarto mágico.

Naiá e a Lua

Uma nova visão da lenda tupi-guarani sobre o surgimento da flor da vitória-régia é apresentada pelo diretor Leandro Tadashi. Após ouvir o mito sobre o surgimento das estrelas no céu, contado pela anciã de sua aldeia, a jovem indígena Naiá se apaixona pela lua. A narrativa poética que se segue mistura animação e atuação envolvendo o espectador com a história.



O título ‘Ba’ deriva da palavra “Batchan”, que significa avó em japonês. É justamente com ela que o menino Bruno passa a conviver, tendo que lidar com as mudanças em sua casa e em sua vida. Em 14 minutos, a narrativa apresenta os desdobramentos dessa relação.

Napo

O ambiente familiar e a relação entre uma criança e um idoso ganha atribuições da cultura brasileira neste premiado curta-metragem. A animação mostra o convívio complicado de Bruno e seu avô. A situação é agravada quando o idoso precisa de cuidados especiais após o diagnóstico de Alzheimer.

Tempos Modernos

O filme é uma das obras mais conhecidas de Charles Chaplin, que interpreta um operário na busca por se estabelecer profissionalmente em uma fábrica em meio a inovações tecnológicas e contradições.

O contexto histórico contribuiu para a consagração de ‘Tempos Modernos’ como um clássico do cinema. Lançado em 1936, a produção evidencia o modelo industrial da época.

Luzes da Cidade

Desta vez, o personagem interpretado por Charles Chaplin vive duas situações inusitadas. Ao tentar ajudar uma vendedora de flores cega a recuperar a visão, ele é confundido com um ricaço. Em outra cena, Chaplin impede um milionário de cometer um grande erro, mas acaba sendo acusado de ser um aproveitador.

A Felicidade Não Se Compra

Considerado o filme mais inspirador de todos os tempos, o clássico conta a história de George Bailey, um homem generoso que ao perder um grande valor em dinheiro na véspera do Natal, cogita tirar a própria vida. Porém, um anjo lhe mostra uma realidade paralela e George consegue ver como a vida das pessoas ao seu redor seria sem ele.

O Homem do Futuro

O longa conta a história de Zero, um cientista sem credibilidade que volta ao passado graças à sua última invenção. Porém, seu feito acaba interferindo no futuro e ele precisa consertar as coisas enquanto luta para não perder Helena, seu grande amor.

Serviço

CINESESC - 19h
Tempos Modernos– Dia e 28
A Felicidade Não Se Compra– Dia 14
O Homem do Futuro– Dias 15 e 30
Luzes da Cidade– Dias 16 e 29

SESSÃO PIPOCA - 17h
Miúda e o Guarda-Chuva– Dia e 28

ARSENAL DE CURTAS - 17h
Disque Quilombola –Dias 15, 16 e 30 de julho
Menina Espantalho -Dias 15, 16 e 30 de julho
Vivi Lobo e o Quarto Mágico -Dias 15, 16 e 30 de julho
Naiá e a Lua –Dias 14 e 29 de julho
– Dias 14 e 29 de julho
Napo– Dias 14 e 29 de julho

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet