Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:12:53
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

07/08/2023 às 15:00

ENTRADA GRATUITA

Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

Evento vai reunir especialistas para debater desafios e oportunidades para bibliotecas públicas

Entretê

Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

Foto: Secom / MT

O 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto de 2023, em Várzea Grande, com especialistas de todo o país para debater e capacitar os participantes sobre os desafios, rumos e diferentes realidades dessas instituições públicas. A entrada será gratuita.

As inscrições estão abertas pela internet para estudantes e trabalhadores da educação e de bibliotecas públicas de todo Estado, e pessoas interessadas no tema.

Tanto as palestras quanto as formações serão conduzidas por profissionais reconhecidos no país. Entre as presenças confirmadas estão a do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba; do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, e outros representantes de instituições de biblioteconomia e pesquisadores sobre o tema, além do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, e do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

Durante o evento, os participantes tomarão conhecimento sobre a implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Lei 11.820/2022), que é coordenado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secel-MT. Além disso, haverá capacitação dos agentes de bibliotecas sobre implantação dos planos nos municípios, e apresentação dos planos municipais de Juína, Sapezal, Jaciara e Barra do Bugres.

A programação inclui outros temas como novos produtos e serviços, curadoria digital em bibliotecas públicas, sustentabilidade dos sistemas de bibliotecas públicas, inclusão e acessibilidade.

“As bibliotecas são instituições vivas, com o importante papel social de proporcionar conhecimento, lazer e convivência nas comunidades onde estão inseridas. Este evento é importante para apresentarmos à sociedade um pouco das nossas ações e avanços nas políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas. Temos o Plano Estadual, o Sistema Estadual de Bibliotecas, o edital de Literatura e a maior biblioteca pública de Mato Grosso, a Estevão de Mendonça. Além disso, é uma oportunidade para conhecer novas realidades, trocar experiências e refletir sobre novos rumos”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Neves.

O Fórum é realizado todos os anos pela Secel. Nesta edição, é feito em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande. O evento será no Hotel Hitz Pantanal, no Jardim Aeroporto, das 8h às 18h.

Asinscriçõespodem ser feitas até 21 de agosto pela internet.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet