Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:15:38
informe o texto

Notícias / Cinema

11/09/2023 às 18:24

PRODUÇÃO LOCAL

Mostra Caleidoscópio de Cinema e Audiovisual Universitário homenageia Evandro Birello

O evento acontece no Cine Teatro Cuiabá, nesta terça-feira, a partir das 19h30

Gabriella Arantes

Mostra Caleidoscópio de Cinema e Audiovisual Universitário homenageia Evandro Birello

Foto: Divulgação

Curtas-metragens de Mato Grosso serão exibidos durante a “Mostra Caleidoscópio de Cinema e Audiovisual Universitário”, realizada nesta terça-feira (12), no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

Nesta edição, a organização do evento vai homenagear Evandro Birello, graduado em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Universidade Federal (UFMT) e especialista em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Cuiabá (Unic). Evandro faleceu em 2020 e terá sua obra “Passa na Semana que Vem” exibida durante a mostra.

A programação ainda inclui os curtas “Originárias” de Emília Top’Tiro e Isabelle Fanaia, e “Esquecimento”, de Uri Soares. Realizadores, equipe dos curtas exibidos e participantes do projeto CineCos devem fazer um bate-papo sobre os temas apresentados.

Sobre a Mostra Caleidoscópio

A mostra faz parte de uma iniciativa de estudantes e docentes para garantir maior circulação dos conteúdos produzidos na universidade. A iniciativa é atrelada ao projeto de extensão Cinecos, que tem como propósito maior difundir e divulgar conteúdos audiovisuais produzidos no âmbito dos cursos do Departamento de Comunicação da UFMT. Esses conteúdos englobam sobretudo materiais desenvolvidos para disciplinas, ou atividades extraclasse realizadas por estudantes vinculados ao antigo curso de Radialismo, aos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e ao mais recente curso do Departamento de Comunicação da UFMT, Cinema e Audiovisual (graduação iniciada em 2018).

Os conteúdos difundidos pelo CineCos contemplam formatos diversos, como animações, reportagens, vinhetas e conteúdos sonoros, curtas ficcionais e documentários.

O projeto CineCos conta com um canal no YouTube, principal meio de difusão dos conteúdos vinculados ao projeto. As atividades também são divulgadas pelo Instagram @cinecosufmt. O CineCos tem a preocupação de democratizar a produção audiovisual e sonora universitária, que nem sempre encontra oportunidades de difusão para além do âmbito acadêmico.

“Junto com outras iniciativas mais recentes, como a plataforma Costream e o Projeto Trama, o CineCos vem cumprindo a função de compartilhar com a sociedade as produções realizadas na universidade”, enfatiza a Profa. Dr.ª Aline Wendpap Nunes de Siqueira, coordenadora do CineCos.

Serviço
“Mostra Caleidoscópio de Cinema e Audiovisual Universitário”
Quando: nesta terça-feira (12), a partir das 19h30.
Onde: Cine Teatro Cuiabá, Av. Pres. Getúlio Vargas, 247 - Centro, Cuiabá - MT.
Entrada gratuita.


Com informações assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet