Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:56:49
informe o texto

Notícias / Artes

19/10/2023 às 10:30

ARTE REGIONAL

Vídeo | Produzida por artistas mato-grossense, performance ‘Homo Pri.Mato’ é exibida em Cuiabá

A prática artística é exibida exibida na Galeria de Artes Lava Pés

Gabriella Arantes

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Produzida por artistas mato-grossense, performance ‘Homo Pri.Mato’ é exibida em Cuiabá

Foto: Pedro Ivo

Reflexões sobre os processos estéticos sensíveis nas práticas artísticas e sua relação com as experiências do cotidiano são alguns dos propósitos da performance “Homo Pri.Mato”, exibida na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá.

A prática artística faz parte ‘Exposição Ananse – Arte: Futuro Ancestral’. O evento conta com a participação de artistas mato-grossenses, apresentação de obras de arte e produtos que expressam a ancestralidade, tradições e manifestações culturais da população preta do estado.

“Homo Pri.Mato” surgiu em 2021, durante o período pandêmico. A proposta dos artistas ativistas Ton dos Santos, Sandra Malagón e Maristela Carneiro é a possibilidade de um diálogo entre a comunidade acadêmica, comunidade civil e política.


“Então a gente trouxe essa performance que discute as escolhas high techs, pensando principalmente nessa nossa geração. O que a gente pensa de tecnologia? Quais são as escolhas que a gente faz no nosso cotidiano? E o que a gente está deixando passar na nossa cidade diante de eventos catastróficos? A gente tá vivendo a mudança do clima, o aumento da pobreza e etc”, explicou Ton ao Entretê.

A mostra que a performance é exibida segue até o dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

“As pessoas indo para a Galeria terão acesso ao vídeo e audio pelo QR. Elas podem acessar o áudio e saber o que a performance comunica. O público também pode ter acesso ao texto que ele tem cerca de sete páginas e é super acessível, com imagens e referências bibliográficas”, disse o artista.


A exposição é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso (Báyò), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e busca fomentar e valorizar os negócios criativos conduzidos por pessoas pretas e pardas no estado.

Ton dos Santos

Cuiabano, artista ativista, produz obras/experiências ao texto digital, narrativo e corporal [poesia, fotografia, audiovisual] vias sensoriais - espaço cênico das linguagens de corpas ocidentalizadas; originária/preta e transnacional do continente Abya Yala/América, sobretudo vinculadas a Performance e a Dança.

Serviço
Exposição Ananse – Arte: Futuro Ancestral
Abertura: Terça-feira (10.10), às 19h
Visitação: 11/10 a 09/11, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria de Artes Lava Pés – Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá
Agendamento de grupos e escolas: (65) 3613-0240
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet