Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
18:03:18
informe o texto

Notícias / Cinema

21/10/2023 às 13:00

HOMENAGEADA EM FESTIVAL

Vídeo | Pela terceira vez em Cuiabá, Dira Paes defende incentivo às produções audiovisuais em MT

Além disso, a atriz ainda falou sobre a importância das mulheres ocuparem os espaços nas diretorias cinematográficas

Gabriella Arantes

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Pela terceira vez em Cuiabá, Dira Paes defende incentivo às produções audiovisuais em MT

Foto: Gabriella Arantes/Entretê

Pela terceira vez em Cuiabá, a atriz Dira Paes, 54 anos, defende a criação de mais editais para produções audiovisuais em Mato Grosso. A artista está na Capital para participar do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato). Ela será a homenageada deste ano pelo filme “Pureza”.

“É uma equação que dá resultados. Nesse sentido, eu acho que Cuiabá e Mato Grosso merecem um edital anual para que a gente possa ter um longa-metragem cuiabano pelo menos, três curtas-metragem e um documentário por ano. O cinema e o audiovisual ainda é uma cultura que atinge o mundo inteiro e de uma maneira muito rápida através de festivais internacionais. Então você é capaz de levar o seu estado, cultura e identidade de uma maneira muito veloz para o mundo inteiro”, disse durante coletiva de imprensa neste sábado (21).

Conforme a atriz, há necessidade de criação de políticas públicas na área da cultura para que o mercado audiovisual mato-grossense tenha continuidade e cresça cada vez mais.

“O que eu vejo dentro desse mercado audiovisual é que ele é interrompido. Ele não tem uma sequência de incentivo. Então acontece uma produção, aí esfria e vai lá para baixo. [...] Eu desejo que haja uma produção contínua de cinema, para que vocẽ consiga aquecer o mercado e formar pessoal. Ou seja, formar uma equipe. [...] Geralmente vocẽ vê equipes de fora, que vem aqui, consomem o mercado daqui que é ótimo. É muito importante ter um intercâmbio, treinar a equipe. Mas vão embora e voltam para uma estaca zero", avalia.

"Eu acho que esse ciclo deve crescer de uma maneira criativa, pensada e executada. Como é que isso acontece? Através de editais de cultura. Então você tem que ter uma equipe aqui que se abastece do nosso estado. Que não seja obrigada a migrar um diretor de cinema, que tem a questão do pertencimento. Uma pessoa que vem aqui e se apropria daquela história, que não faz parte da vida dele, conta aquela história e vai embora e deixa o estado sem um próximo projeto”, afirmou.

Representatividade

Além disso, Dira ainda falou sobre a importância das mulheres comprarem os espaços nas diretorias cinematográficas.

"Nossa categoria de gênero feminina vem em uma desproporção de atuação social absurda! Apesar de todos nós sabermos que nós mulheres somos a base da sociedade do mundo. Ou seja, somos nós que tomamos a maioria das decisões familiares, os primeiros anos da vida de uma família. Mas isso a gente quer dividir, queremos que haja espaço para que possamos atuar como seres humanos. [...] É preciso que nós ocupemos os nossos espaços com apropriação, porque senão as outras pessoas vem se apropriando".

Durante a entrevista, a artista ainda relembrou sobre as últimas vezes que esteve na capital mato-grossense. “A primeira vez que eu vim para Cuiabá eu fiz inclusive caminhas pela Chapada dos Guimarães. Fui um exploradora, vim muito com uma vontade de conhecer o estado. Conhecer uma região no entorno de Cuiabá porque não dá para conhecer todo o estado que tem dimensões continentais enormes. A primeira viagem foi para conhecer Cuiabá e a gente de fato conheceu Cuiabá”, contou.

21º Cinemato

O Festival de Cuiabá está entre os principais festivais de cinema do Brasil e é reconhecido internacionalmente como formador de plateias, onde revelou importantes nomes para o cinema brasileiro e a atriz homenageada é uma delas, que recebeu o primeiro prêmio de sua carreira em solo cuiabano. Em 2023 o Cinemato acontecerá entre os dias de 22 e 28 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde tudo começou. A entrada é gratuita.

O tema desta edição é “Pachamama”, a Mãe Natureza, um mito presente na cultura de diversos povos sul-americanos e conclama uma reflexão contemporânea entre as imagens simbólicas, do cinema e das relações entre os seres humanos e a natureza, o feminino e o masculino. Mais informações www.festivalcinemato.com.br.






Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet