Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:09:29
informe o texto

Notícias / Artes

14/03/2024 às 16:01

NA CASA CUIABANA

Exposição ‘Anfêmera’ explora o envelhecimento feminino através da arte

Com entrada gratuita, a mostra estará aberta ao público entre 22 de março a 20 de maio, das 8h às 18h

Entretê

Exposição ‘Anfêmera’ explora o envelhecimento feminino através da arte

Foto: Divulgação

A renomada artista Mari Gemma De La Cruz, apresenta sua mais recente exposição, uma obra envolvente que explora os intrincados padrões comportamentais na envelhecência feminina. A mostra, resultado de extensa pesquisa realizada entre 2019 e 2020, oferece uma profunda reflexão sobre a experiência feminina nesse estágio da vida, através de imagens, vídeos e instalações.

Durante esse período de investigação, a artista confrontou suas próprias inquietações, relacionadas ao envelhecimento, em um contexto de perdas significativas, como a morte de sua mãe, os filhos deixando o lar, menopausa e a aposentadoria como farmacêutica e servidora pública. Essas experiências pessoais culminaram em uma reflexão multifacetada sobre memória, comportamento, padrões sociais e etarismo.

A exposição destaca episódios e percepções comuns a muitas mulheres na envelhecência, evidenciando mudanças nas dimensões biológica, estética, psicológica, relacional, profissional e de saúde. O momento, apesar de trazer a possibilidade de uma nova liberdade, é frequentemente reprimido por modelos sociais que geram sentimentos que limitam a expressão e a vivência plena dessa fase da vida.

Inspirada por esse contexto, a artista sentiu uma urgência por mudança, levando à necessidade de desconstruir e reconstruir sua vida. Essa metamorfose foi representada metaforicamente pela reforma do "corpo-casa", onde a artista viveu por mais de três décadas. Durante a investigação, a sensação de invisibilidade e obsolescência conectou-se a padrões comportamentais, incluindo a acumulação de objetos que atestam a existência da artista e reforçaram seu apego.

A exposição busca traduzir visualmente a envelhecência feminina, transformando as imagens da casa, móveis e objetos em poemas visuais. Através dessa expressão artística, questiona-se como os refúgios efêmeros podem incorporar valores subjetivos, levando-nos a explorar as casas oníricas de cada indivíduo, perdidas nas sombras de um passado verdadeiro.

Para honrar a existência das coisas banais, a artista produziu imagens resultantes de performances com objetos, tornando-os testemunhos da história, rastros de memória que constroem uma cartografia do ser. As performances abordam uma variedade de percepções, desde a inutilidade até a resiliência, proporcionando momentos de catarse e resgate do valor da vida.

A mostra levanta questões éticas relacionadas aos padrões comportamentais na envelhecência, destacando a contradição entre valorização e desvalorização da senectude. Acredita-se que a interação do público com as subjetividades apresentadas possa inspirar uma reflexão sobre alternativas e sensibilidades que fogem aos modelos vigentes, aliviando a opressão muitas vezes associada à mulher na envelhecência.

Este trabalho ganhou o mundo antes de ser apresentado nas terras cuiabanas. Atualmente, está participando de uma exposição coletiva no México e já participou de outras exposições na Argentina (2022) e na Espanha (2021), sendo que nesta última foi premiado.

Sobre a artista

Mari Gemma De La Cruz é uma artista visual interdisciplinar que iniciou sua carreira aos 53 anos, em 2016, após ter atuado como farmacêutica. Possui mestrado em Saúde e Ambiente, e suas práticas artísticas incluem fotografia, poesia visual, performance, vídeo e intervenção em espaços urbanos ou naturais. Comprometida com transformações sociais emancipadoras, suas criações resultam de pesquisas numa perspectiva 'biopsicosocioambiental', abordando questões cotidianas relacionadas ao feminismo e meio ambiente.

Atualmente residindo em Cuiabá, Mari Gemma De La Cruz recebeu premiações e conquistou reconhecimento internacional por seu estilo único e provocativo. Participou de exposições no Brasil, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Espanha, Honduras, México e Portugal. Site: www.marigemma.com . Rede social: @marigemma.art.

Serviço
Exposição "Anfêmera"
Quando: abertura será no dia 21 de março, às 19 h. O público poderá prestigiar a partir do dia 22 deste mês até 25 de maio, das 8h às 18h.
Onde: Casa Cuiabana, rua General Vale no181, Bairro Bandeirantes, Cuiabá.
Entrada gratuita.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet