Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:15:40
informe o texto

Notícias / Artes

18/03/2024 às 14:24

TEATRO

MT Escola fomenta mercado das artes com a inclusão de novos profissionais

No dia 15 de março aconteceu a colação de grau de 37 alunos

Entretê

MT Escola fomenta mercado das artes com a inclusão de novos profissionais

Foto: Assessoria

Maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro possui atualmente 80 alunos matriculados no Curso Superior de Tecnologia do Teatro nos polos de formação em Cuiabá e Cáceres e formou 37 novos profissionais para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, iluminação, sonoplastia, dramaturgia e produção cultural, no último dia 15 de março, em uma noite de celebração, que teve o Cine Teatro Cuiabá como palco. Esses formandos irão produzir arte de maneira formal e com reconhecimento acadêmico, fomentando o mercado de trabalho relacionado às artes.

Para o diretor artístico da MT Escola, Flávio Ferreira, a escola está entregando um grupo de profissionais que o mercado sempre precisou. “Pela primeira vez na história, a região Centro-Oeste conta com uma faculdade de teatro totalmente gratuita, que capacita atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e sonoplastas. Nos últimos anos o mercado do audiovisual e das artes cênicas tem crescido muito, mas as pessoas daqui que queriam fazer o curso, tinham que sair de Mato Grosso. Agora temos pessoas capacitadas em um mercado aquecido. E o mais importante de tudo: as pessoas não precisam sair do estado para cursar uma faculdade de excelência”, destaca.

Ele acrescenta que, ter um curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, pelo Conselho Estadual de Educação em parceria com o Cena Onze, Secretaria de Estado de Cultura, Universidade do Estado de Mato Grosso e ADAP, é de fundamental importância.

O evento contou com a participação da pianista Gabi Limonge e da Gil, personagem interpretada por Marcondes Araújo, que recebeu o público, além do vice-reitor da Unemat, Alexandre Gonçalves Porto e do secretário-adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Coordenador Pedagógico da Unemat, Agnaldo Silva e outras autoridades.

Dos 80 alunos matriculados, 50 estão no polo Cuiabá e 30 em Cáceres. Desde sua criação, em novembro de 2016, a MT Escola de Teatro já formou 150 profissionais das artes cênicas, que atuam tanto em Mato Grosso como em outros Estados em projetos de teatro, cinema, televisão e docência.

Em Cuiabá, a MT Escola de Teatro tem a maior parte da carga horária ministrada no Cine Teatro Cuiabá, com gestão do curso feita em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. No espaço, os estudantes também promovem anualmente uma mostra de artes cênicas, quando colocam o conteúdo em prática durante apresentação de espetáculos para o público.

O diploma de ensino superior é conquistado após quatro módulos semestrais, ou dois anos de estudo. Além do curso superior, a instituição também oferece capacitações de curta duração, voltadas para quem busca conhecimentos complementares na área do teatro.
Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet